quarta, 29 de junho de 2022
Cinema Drama

A Felicidade das Coisas


A Felicidade das Coisas
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Estreia na direção de longas de Thais Fujinaga, A Felicidade das Coisas chega hoje aos cinemas. Esse delicado drama ganhou o prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), na Mostra SP 2021, e também o prêmio de roteiro e atriz coadjuvante (Magali Biff), no FestCine Aruanda. Há um quê de Benzinho, outra preciosidade do nosso cinema, na crônica de uma família de classe média durante temporada na casa de veraneio no litoral paulista. Em conversa em vídeo com OQVER (veja a seguir), a diretora conta como suas lembranças também estão impressas na tela.  

A Felicidade das Coisas

Paula (Patrícia Saravy), a protagonista, tem um bebê na barriga, uma filha em plena infância e um filho adolescente em fase de emancipação emocional. A ausência do marido, que permanece em São Paulo, é sentida. A seu lado há a mãe (a excelente Magali Biff), também uma avó participativa que a ajuda nas arrumações da casa há pouco adquirida. Entre as melhorias que sonha fazer no imóvel está uma piscina. O buraco está cavado, mas falta grana para os materiais e o serviço de instalação, e a loja tem cobrado a quitação da estrutura de fibra. Paula está sob pressão, e não só por isso.

A Felicidade das Coisas

Também autora do roteiro, a cineasta observa essa mulher sobrecarregada, desafiada por si mesma a lidar com frustrações pessoais sem deixar o ressentimento alcançar seu instinto maternal. As lentes de Thais não são exclusivas da matriarca, e seu olhar sobre os filhos não é menos cuidadoso. “O protagonismo é da mãe, mas sempre gostei de filmes que não nos prendem em uma única perspectiva, e tentei fazer esse deslocamento de foco narrativo para os outros personagens”, explica.

A Felicidade das Coisas

Pequenas ações ganham magnitude em A Felicidade das Coisas, uma obra sensível e agradável, que faz a complexidade aflorar em situações triviais. Não há panfletagem social, não há estereótipos e muito menos soluções prontas para as relações familiares que se iluminam. Acima dessa gente como a gente paira, aí sim, a aura de um Brasil afetuoso no clima e no calor humano, mas que de paraíso não tem nada. Confira nosso papo com a cineasta no vídeo abaixo.




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Felicidade das Coisas
Direção: Thais Fujinaga
Duração: 87 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2021
Elenco: Patrícia Saravy, Magali Biff, Messias Gois, Lavinia Castelari
Distribuição: Embaúba Filmes

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!