Um dos melhores filmes nacionais dos últimos tempos, Benzinho saiu do Festival de Gramado 2018 com os Kikitos de melhor atriz para Karine Teles e atriz coadjuvante para Adriana Esteves. Ainda foi eleito o melhor longa nacional pelo Júri Popular e pela Crítica. Todos merecidíssimos. Também foi consagrado o maior vencedor do 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019, com seis troféus: melhor filme, direção, roteiro original, atriz, atriz coadjuvante e montagem.
O roteiro é do diretor Gustavo Pizzi e da atriz Karine Teles, que eram casados e colocam suas experiências na tela. Seus filhos, Arthur e Francisco, vivem os pequenos gêmeos, enquanto o sobrinho de Karine, Luan Teles, encarna o filho do meio. A prole da protagonista Irene (Karine) e de seu marido Klaus (Otávio Müller) se completa com o primogênito Fernando (o estreante Konstantinos Sarris), que está prestes a ir embora para jogar handebol na Alemanha.
A síndrome do ninho vazio está no centro da narrativa, como um combustível estranho na maratona diária de Irene, que se divide entre os afazeres domésticos, um trabalho autônomo e os estudos (ela está prestes a concluir o ensino médio). Se pela frustração profissional do marido Klaus o enredo ilumina a classe média baixa brasileira – em tom cômico, vale ressaltar -, a violência doméstica ganha espaço pela personagem Sônia (Adriana Esteves), irmã de Irene, que busca abrigo na casa dela com o filho após apanhar do marido (César Troncoso).
Além das atuações sublimes, há outra força intensa em cena: as três casas que formam o patrimônio da família – a casa em que eles moram, que está caindo aos pedaços, a casa de praia, que precisa ser vendida, e a casa em construção, cuja obra está parada. Esses espaços cheios de detalhes ajudam a contar a história, são a alma da família. Acima de tudo, porém, são o reflexo de Irene, uma mulher-coragem em plena transformação. Belíssimo.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Benzinho
Direção: Gustavo Pizzi
Duração: 95 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Brasil, 2018
Elenco: Karine Teles, Adriana Esteves, Otávio Müller, Konstantinos Sarris, César Troncoso
Distribuição: Vitrine