quarta, 14 de abril de 2021

O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas


O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Para já se adiantar aos comentários que necessariamente viriam, Lev Grossman (série The Magicians) inseriu no roteiro de O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas, adaptação de um conto de sua autoria, não apenas uma, mas várias citações a Feitiço do Tempo (1993) e No Limite do Amanhã (1994). Uma brincadeira leve e inteligente como é o próprio filme, dirigido por Ian Samuels (Sierra Burgess é uma Loser) com o apuro, a delicadeza e o ritmo acertados que a história pedia.

Mark (Kyle Allen) acorda todos os dias no mesmo dia, e já está naquele estágio em que domina todos os mínimos detalhes do que acontece nas próximas 24 horas. O café da manhã com o pai e a irmã caçula, o caminho até a escola, o restaurante, a piscina, a pista de skate improvisada, o game com o amigo Henry (Jermaine Harris), e a volta para casa. Mark já explorou todas as variantes possíveis. Até que Margaret (Kathryn Newton, O Retorno de Ben) aparece como a variante não prevista.

Resistente no início, mas refém da mesma anomalia temporal, Margaret acaba se encontrando com Mark para tentarem, juntos, encontrar uma saída para a situação. Ela busca respostas na ciência, que conhece bem porque quer ser astronauta. Ele usa a arte, o desenho, para lhes dar forma. Os dois decidem fazer um mapa de todos os pequenos momentos perfeitos, do cotidiano corriqueiro das pessoas e das situações naquele único dia, na esperança de descobrir o sentido para o feitiço do tempo – enquanto se apaixonam. Mas Margaret sempre vai embora depois de receber um telefonema às sete da noite.

Se a originalidade era carta fora do jogo, os simpáticos Kyle Allen e Kathryn Newton, convincentes como adolescentes apesar de seus 20 e tantos anos, se encarregam de dar graciosidade a Mark e Margaret, atuando num registro mais naturalista, cativante. Assim, e com a ajuda da suave trilha sonora, escondem bem algumas incoerências da trama, e amenizam o desfecho clichê. Em tempos de pandemia, esta anomalia planetária, a singela e despretensiosa produção nos inspira a rabiscar O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas da nossa vida, mais contida, em isolamento. Uma ótima ideia, afinal.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas/The Map of Tiny Perfect Things
Direção: Ian Samuels
Duração: 98 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2021
Elenco: Kathryn Newton, Kyle Allen, Jermaine Harris, Josh Hamilton, Cleo Fraser, Jorja Fox
Distribuição: Amazon Prime

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!