Notice: Undefined offset: 4 in /home/rconsult/oqver.net/themes/cinema/post.php on line 32
OQVER Cinema & Streaming | De Onde Eu Te Vejo
quinta, 25 de fevereiro de 2021

De Onde Eu Te Vejo


De Onde Eu Te Vejo
Assista Agora!
Globoplay Looke Youtube iTunes

Casados na vida real, o diretor paulistano Luiz Villaça e a atriz carioca Denise Fraga colecionam prêmios e sucesso, na televisão, no teatro e no cinema (Por Trás do Pano, Cristina Quer Casar). Em De Onde Eu Te Vejo, a dupla mantém suas origens para contar duas histórias de amor – a do casamento de 20 anos de Ana (Denise) e Fábio (o saudoso Domingos Montagner), e a de Villaça e seu filme por São Paulo.

A primeira começa pelo avesso, já que Ana e Fábio estão separados, por decisão de Ana. Mas ele vai morar no prédio em frente, e ambos se veem, se comunicam e se controlam pelas janelas de vidro da sala. Os dois se conheceram no dia em que chegavam a São Paulo para começar vida nova, ela do Rio, ele de Ribeirão Preto. Arquiteta, Ana tinha o sonho de construir prédios para embelezar a selva de pedra paulistana. Jornalista, Fábio começaria a trabalhar num grande jornal da capital. Logo, se apaixonou pela cidade.

Fábio resiste a aceitar a separação e a distância da filha Manuela, prestes a mudar para o interior para cursar a faculdade. Quando é demitido do único jornal em que sempre trabalhou, obrigado a se render aos posts digitais, tudo fica pior. Mística, às vezes até demais, Ana está em crise existencial. Vive de identificar casas e estabelecimentos antigos aptos para serem demolidos e dar lugar a novos prédios. A metáfora pessoal seria óbvia, mas seu tracejado atrás de imóveis pela cidade a leva a encontros inestimáveis.

São pequenas pérolas de diálogos saídas das conchas do talento da veterana Laura Cardoso, por exemplo, vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de atriz coadjuvante, no papel da senhorinha solitária que ocupa a sala da casa com viveiros de pássaros. Ou ainda de Juca de Oliveira, como o dono do cinema de rua fechado com tábuas. Marisa Orth se demora mais na tela, como a amiga do casal e colega de Fábio no jornal.

O roteiro entrelaça o romance à cidade, às memórias do casal impregnadas nos bancos de rua, nos restaurantes do coração, nas rotas do metrô, numa cartografia afetiva, ao mesmo tempo única e universal. Colorida, bela e exuberante como nunca, a São Paulo que batizou o amor de Ana e Fábio parece ser a única capaz, com suas próprias e constantes metamorfoses, a lhes fornecer o mapa do caminho de volta. Carismáticos, Denise Fraga e Domingos Montagner invadem de ternura e emoção Ana e Fábio, mesmo nas brigas mais acirradas, sublinhando o lirismo da direção delicada de Villaça.




Trailer

Ficha Técnica

Título: De Onde Eu Te Vejo
Direção: Luiz Villaça
Duração: 113 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2016
Elenco: Denise Fraga, Domingos Montagner, Manoela Aliperti, Marisa Orth, Laura Cardoso, Juca de Oliveira, Fúlvio Stefanini
Distribuição: Warner Bros.

Assista Agora!
Globoplay Looke Youtube iTunes

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!