Notice: Undefined offset: 4 in /home/rconsult/oqver.net/themes/cinema/post.php on line 32
OQVER Cinema & Streaming | Vida Após a Morte
quinta, 25 de fevereiro de 2021

Vida Após a Morte


Vida Após a Morte
Assista Agora!
Netflix

“Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”, bem dizia o bardo William Shakespeare. A jornalista e escritora Leslie Kean adora um bom mistério, e nas últimas duas décadas dedicou-se a investigar a existência de discos voadores e seres extraterrestres. A empreitada rendeu o best-seller UFOS: OVNIs – Militares, pilotos e o governo abrem o jogo. Agora, ela volta-se para a tríade existencialista “De onde viemos? O que somos? Para onde vamos”, mas sob um prisma místico e paranormal. Inspirada em seu livro Surviving Death: A Journalist Investigates Evidence for an Afterlife, a série Vida Após a Morte tem a própria Leslie e suas apurações como fio narrativo dos seis episódios.

Começa muito bem, com o relato de pessoas que tiveram experiências de quase-morte. A questão levantada no primeiro capítulo é sobre a possibilidade de a consciência permanecer ativa quando não há atividade cerebral. Incrível como alguns entrevistados narram vivências semelhantes de estar “fora do corpo”, com descrições precisas de eventos que ocorreram enquanto estavam inconscientes em uma sala de operação. As histórias de viagens astrais, com direito a reencontro com parentes mortos e túneis de luz também são intrigantes.

Os episódios 2 e 3 são focados na mediunidade e na tentativa de se comunicar com o além. Leslie é crente no paranormal, mas não abre mão de buscar respostas no meio científico. Na visita a um retiro de formação de médiuns na Holanda, ela acompanha sessões espíritas um tanto duvidosas. Por outro lado, apresenta um rico material histórico de celebridades das mais diversas áreas que estudaram esses fenômenos, entre elas os escritores Arthur Conan Doyle e Mark Twain. Há também imagens preciosas do ilusionista Harry Houdini tentando desbaratar supostos casos de materialização do espírito, os polêmicos ectoplasmas.

Sinais enviados pelos que já se foram ganham espaço no quarto capítulo. Aqui vai muito de como cada um recebe essas “mensagens”, mas ao menos uma delas chega de forma emocionante. Duas irmãs pedem à mãe idosa que, ao morrer, ela lhes envie um pássaro cardeal como sinal de que chegou bem ao céu. Raridade na Califórnia, a ave vermelha não só aparece na casa de uma delas como pousa insistentemente em seu ombro. Está tudo registrado em filmagens caseiras. O mais frágil dos episódios é o quinto, que segue os passos de uma caça-fantasmas.

O sexto e último capítulo da primeira temporada de Vida Após a Morte é o mais impressionante, sobre reencarnação. Duas das histórias envolvem jovens que, quando crianças, tinham memórias vívidas de suas vidas passadas. Leslie registra o trabalho de um neuropsiquiatra com esses pacientes, mas as próprias famílias fazem averiguações sobre as detalhadas informações dos filhos. A descobertas são assombrosas. Um deles diz ter sido artista na Era de Ouro de Hollywood e o outro alega ter tido seu avião abatido por japoneses durante uma batalha na Segunda Guerra. De arrepiar!




Trailer

Ficha Técnica

Título: Vida Após a Morte/Surviving Death
Direção: Ricki Stern
Duração: 50 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2021
Elenco: Leslie Kean
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!