segunda, 18 de janeiro de 2021

A Extraordinária Garota Chamada Estrela


A Extraordinária Garota Chamada Estrela
Assista Agora!
Disney Plus

A adaptação do premiado best-seller de Jerry Spinelli foi uma das primeiras produções originais da plataforma Disney+, filmada no Novo México nos meses de outubro e novembro de 2018. Se a direção delicada e discreta de Julia Hart (Poderes Extraordinários) acerta no tom, é o roteiro dela, escrito a seis mãos com os experientes produtores Kristin Hahn (Dumplin’) e Jordan Horowitz (La La Land) que dão frescor à clássica história do romance colegial entre o garoto tímido e simpático e a nova garota do pedaço, colorida e extrovertida.

Mas o encanto está mesmo nos protagonistas e na deliciosa trilha sonora. Depois de ganhar o disputado programa America’s Got Talent de 2016, com 12 anos, Grace VanderWall conquistou o mundo com sua voz doce, um ukulele afinado e composições inspiradas. Ela escolheu muito bem o papel para estrear como atriz. É um típico filme-veículo para reafirmar o talento musical de Grace e endossar seu carisma também como intérprete. O podium, porém, ela divide com Graham Verchere (Verão de 84, série Good Doctor) no papel de Leo.

Leo é órfão de pai desde criança. Muito cedo descobriu, ao sofrer bullying na escola da cidadezinha em que foi morar com sua mãe, que deveria cultivar a arte de ser invisível, mesmo entre os amigos nerds como ele. Curiosamente, a cada aniversário ele recebia na porta de sua casa um presente anônimo, uma gravata customizada, que despertava boas lembranças do pai e dele próprio, despido daquele manto de proteção. Quando a fulgurante e graciosa Estrela irrompe em sua classe, tocando a todos com sua varinha quase mágica de otimismo e autenticidade, Leo vai ter que se arriscar e se relevar para conquistá-la.

Há uma aura nostálgica em A Extraordinária Garota Chamada Estrela, desde a paisagem quase desértica à pouca interferência de celulares e mídias sociais na vida do colégio. Na estação de ciência local vive o diretor e paleontólogo Archie (Giancarlo Esposito, A Última Nota), que ali cultiva traços de dinossauros. Figura paternal, ele transmite a Leo a importância de saber de onde viemos para descobrir para onde vamos. O protesto singelo de Estrela, e do filme, contra a velocidade desembestada da vida contemporânea, faz pensar.

Essa abordagem sensível e inteligente, por si só, já ampliaria o escopo para agradar jovens e adultos. Mas a produção conta ainda com saborosas canções originais e clássicos como “Give Me Love (Give Me Peace on Earth)”, de George Harrison, e “Thirteen”, da banda Big Star, na voz de Grace, que compôs ainda “Today and Tomorrow”.




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Extraordinária Garota Chamada Estrela/Stargirl
Direção: Julia Hart
Duração: 107 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2020
Elenco: Grace VanderWaal, Graham Verchere, Karan Brar, Giancarlo Esposito, Annacheska Brown
Distribuição: Disney+

Assista Agora!
Disney Plus

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!