segunda, 18 de janeiro de 2021

A Incrível História da Ilha das Rosas


A Incrível História da Ilha das Rosas
Assista Agora!
Netflix

Demorou para essa história insólita chegar ao cinema, mas a “travessura” do italiano Giorgio Rosa (1925-2017) já está na Netflix. Em 1968, o engenheiro bolonhês inaugurou sua ilha artificial, uma construção de concreto com cerca de 400 metros quadrados, erguida sobre uma plataforma de pilares de aço. Frequentada pela juventude, que promovia festas de arromba, a Ilha das Rosas começou a incomodar autoridades italianas por dois motivos: o nível de libertinagem dos eventos e a tentativa de Rosa de fundar uma nação independente, da qual se decretara presidente.

A ilha ficava pouco além do limite do território marítimo italiano, portanto em águas internacionais e, em teoria, não pertencia a país nenhum. O diretor Sydney Sibilia começa a narrativa no estopim da pendência judicial, quando o caso chama atenção do advogado francês vivido por François Cluzet (Estaremos Sempre Juntos). Enquanto Giorgio Rosa (Elio Germano, O Rei de Roma) presta depoimento, flashbacks desvendam sua vida pregressa.

É assim que conhecemos o jovem visionário, mas sem rumo na profissão, que saiu do anonimato ao tocar a empreitada com um grupo de amigos. O enredo adapta a história real a seu bel-prazer. Se na trama o protagonista constrói a ilha para impressionar a ex-namorada, na vida real os dois já eram casados. Os poucos meses de obra na verdade foram quase uma década. Esses floreios ficcionais movimentam uma produção despretensiosa, que envolve pela excentricidade e bom humor.

No pano de fundo, a eclosão dos protestos universitários do Maio de 68 na França reverberam no ânimo da juventude italiana, que encontra na Ilha das Rosas um palco pacífico de contestação. No fim das contas, a ideia mirabolante de erguer uma nação independente, nas bases da contracultura, provoca uma reação radical, bélica e conservadora. O destino literalmente explosivo da Ilha das Rosas é prova de que o mundo não estava disposto a quebrar tabus e paradigmas culturais e sociais. Não estava ou ainda não está? Eis a questão.




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Incrível História da Ilha das Rosas/Lincredibile storia dell Isola delle Rose
Direção: Sydney Sibilia
Duração: 117 minutos

País de Produção/Ano: Itália, 2020
Elenco: Elio Germano, Matilda De Angelis, Tom Wlaschiha, François Cluzet
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!