segunda, 18 de janeiro de 2021

Um Inverno em Nova York


Um Inverno em Nova York
Assista Agora!
NET NOW iTunes Vivo Play Youtube

Filmes-mosaico são desafiantes, com seu típico conjunto de personagens que se entrecruzam brevemente, ou não, a partir de núcleos dramáticos independentes e autônomos. A diretora e roteirista dinamarquesa Lone Scherfig (Sua Melhor História) integrou o seleto grupo do movimento Dogma 95 e ganhou prêmios por filmes como Italiano para Principiantes e Educação. O graciosamente romântico Um Dia também é seu. Em Um Inverno em Nova York, porém, ela perde-se um tanto no labirinto narrativo de suas histórias.

Na calada da noite, Clara (Zoe Kazan, Doentes de Amor) e os dois filhos pequenos fogem de sua casa em Buffalo e da violência doméstica do marido policial. Em Nova York e sem dinheiro, ela  furta comida em hotéis e eventos, e os três dormem no carro. Um desses eventos acontece num restaurante decadente voltado para a comunidade russa da cidade. O dono, Timofey (Bill Nighy, Emma), acaba de contratar um novo cozinheiro, Marc (Tahar Rahim, a série The Eddy), recém-saído da prisão, condenado por um crime que o irmão cometeu.

O advogado de Marc, Peter (Jay Baruchel, RoboCop), arrasta o ex-cliente, agora amigo, para um Grupo do Perdão, coordenado pela solidária Alice (Andrea Riseborough, O Grito) nas horas em que ela não trabalha como enfermeira no hospital ou serve comida para os sem-teto no restaurante da igreja de sua comunidade. É lá que ela consegue trabalho para o jovem desajeitado e sem-teto Jeff (Caleb Landry Jones, Feito na América), depois de recebê-lo no hospital quase morto, vítima de choque térmico. Entre o restaurante e a igreja, os seis vão se encontrar e se ajudar nas friorentas ruas do inverno nova-iorquino.

Não falta charme à produção, com a belíssima Nova York ao fundo, valorizada pela fotografia do parceiro constante da diretora, Sebastian Blenkov (Armas na Mesa), e a suave trilha sonora de Andrew Lockington (Meditation Park). Os tons quentes predominam na direção de arte, acentuando a afetividade desinteressada do sexteto desafortunado. A diretora constrói sequências encantadoras, a partir de detalhes como o som de uma sala de concertos que vaza pelas paredes e embala o sono dos carismáticos filhos de Clara.

Selecionado para a disputada competição oficial de Berlim 2019, Um Inverno em Nova York não correspondeu às expectativas que costumam acompanhar o filme de abertura do festival. Faltou a Lone Scherfig consistência narrativa para desenhar o contorno dramático de cada núcleo e de seus protagonistas, e entrelaçá-los com credibilidade.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Um Inverno em Nova York/The Kindness of Strangers
Direção: Lone Scherfig
Duração: 112 minutos

País de Produção/Ano: Alemanha/Canadá/Dinamarca/EUA/França/Reino Unido/Suécia, 2019
Elenco: Zoe Kazan, Jack Fulton, Finlay Wojtak-Hissong, Andrea Riseborough, Caleb Landry Jones, Tahar Rahim, Jay Baruchel, Bill Nighy
Distribuição: Filmelier

Assista Agora!
NET NOW iTunes Vivo Play Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!