Notice: Undefined offset: 4 in /home/rconsult/oqver.net/themes/cinema/post.php on line 32
OQVER Cinema & Streaming | A Verdadeira História de Ned Kelly
quarta, 25 de novembro de 2020

A Verdadeira História de Ned Kelly


A Verdadeira História de Ned Kelly
Assista Agora!
Cinema Virtual

Contemporâneo de Billy The Kid, o lendário fora da lei do Oeste americano, o australiano Ned Kelly também se tornou figura mitológica no século 19. Foram ambos bandidos muito jovens, de trajetória violenta e final trágico. O roqueiro Mick Jagger (Tudo Pela Arte) deu vida ao personagem em 1970, em A Força Será Tua Recompensa, e o saudoso Heath Ledger (Batman: O Cavaleiro das Trevas) em Ned Kelly, de 2003. Agora é a vez do inglês George MacKay apresentar a lenda para as novas gerações. O ator que tirou nosso fôlego como protagonista de 1917 entrega outra atuação visceral em A Verdadeira História de Ned Kelly.

Há uma aura de ópera pop na versão do diretor Justin Kurzel (Macbeth: Ambição e Guerra) para o romance histórico de Peter Carey. Mais interessada na construção do mito do que em sua rotina de crime, a produção coloca em contexto a Austrália de meados do século 19. Imigrantes irlandeses eram tratados como escória pelos colonizadores britânicos naquela terra que tomou forma como uma gigantesca colônia penal. O pai de Kelly chegou como ladrão deportado da Irlanda, e manteve a vida errante em solo australiano. Esse disparate social dá peso à saga do protagonista.

O pequeno Ned Kelly (o excelente estreante Orlando Schwerdt) tem bastante tempo em cena. É através dele que conhecemos sua mãe, Ellen (Essie Davis, Assassin’s Creed e esposa de Kurzel), mulher exuberante e sofrida que presta “serviços sexuais” a oficiais ingleses para alimentar a família. A estreita e conturbada relação entre mãe e filho é gatilho da transformação do garoto em pária. A formação da gangue é meio atropelada, assim como o romance com a prostituta ninfeta vivida por Thomasin McKenzie (a garota no sótão de Jojo Rabbit).

O elenco de apoio é de luxo: Russell Crowe (Boy Erased: Uma Verdade Anulada), Charlie Hunnam (Magnatas do Crime) e Nicholas Hoult (Tolkien) fazem figuras influentes no cruel destino do fora da lei. Apesar do livre arbítrio, Kelly não deixa de ser vítima de uma sociedade que lhe privou do mínimo. É triste ver o olhar curioso do menino se perder nos olhos vidrados de desespero e fúria do Kelly adulto. E a batalha final é apoteótica.




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Verdadeira História de Ned Kelly/True History of the Kelly Gang
Direção: Justin Kurzel
Duração: 124 minutos

País de Produção/Ano: Austrália/Reino Unido/França, 2019
Elenco: George MacKay, Essie Davis, Nicholas Hoult, Russell Crowe, Charlie Hunnam, Orlando Schwerdt
Distribuição: A2 Filmes

Assista Agora!
Cinema Virtual

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!