O diretor inglês Guy Ritchie (Aladdin) é daqueles que suscitam um sonoro “ame-o ou deixei-o”, tanto para seu estilo como para sua carreira. Mas é indubitável que Ritchie consolidou uma assinatura própria em seus filmes, gostos à parte. É um exímio narrador de cinema, dirige produções luxuosas e ótimo elenco, mas seu comprometimento é com o entretenimento e a diversão, tanto dele ao realizar seus filmes quanto do público ao assisti-los.
Magnatas do Crime não foge à regra. Ritchie revisita explicitamente elementos de seus dois primeiros trabalhos, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (2018) e Snatch: Porcos e Diamantes (2000). Recorre ainda a recursos narrativos e estilísticos da sua renovada e vigorosa abordagem de Sherlock Holmes, O Agente da U.N.C.L.E. e Rei Arthur: A Lenda da Espada. Tudo isso numa história ambientada, mais uma vez, no submundo do crime entre máfias, ironias e paixões, flashbacks, requinte e violência.
Dessa vez, quem narra as idas e vindas da trama e dos personagens é Fletcher (Hugh Grant), jornalista dissimulado, ambicioso e muito bem-informado. No diálogo com Ray (Charlie Hunnam, Operação Fronteira), Fletcher apresenta o roteiro que escreveu com tudo o que sabe sobre o negócio do chefe de Ray, Pearson. É chantagem das boas, e um artifício para alternar os tempos da ação e do mistério dessa história que traz em si algo de nostálgico, muito de politicamente incorreto e a sensação de despedida de um protagonista.
Pearson (Matthew McConaughey, Tempo de Matar) é o norte-americano sedutor com faro para tirar proveito dos vícios da elite britânica. Estabeleceu-se como produtor e provedor de maconha no país e fora dele. Seu poderio é imenso, seu modo de produção guardado a sete chaves. Para uma certa aristocracia, Pearson é um anjo portador da luz no fim do túnel da decadência que antecede a falência. E não quer esse destino para si próprio. Decidido a se aposentar no topo da glória, ao lado da sua amada e descolada esposa, Rosalind (Michelle Dockery, série Em Defesa de Jacob), está à espera do melhor lance para seu negócio, seja de escroques conterrâneos, locais ou orientais.
Trailer
Ficha Técnica
Título: Magnatas do Crime/The Gentlemen
Direção: Guy Ritche
Duração: 113 minutos
País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 2020
Elenco: Matthew McConaughey, Charlie Hunnam, Hugh Grant, Michelle Dockery, Jeremy Strong, Colin Farrell, Henry Golding, Tom Wu
Distribuição: Paris Filmes
Comentar
Comentários (0)