sábado, 27 de fevereiro de 2021

Gandhi


Gandhi
Assista Agora!
Netflix Google Play iTunes Youtube

Celebra-se hoje o aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi (2/10/1869-30/01/1948), líder político e humanista indiano que conduziu seu país à independência do então Império Britânico com a filosofia e o exemplo da resistência sem violência e da manifestação pacífica, que ele próprio chamou de “satyagraha”. Depois de mais de meio século de luta contra o colonialismo e as divisões religiosas e culturais internas da Índia, e seis meses após a declaração de independência, acordada entre os dois países, Mohandas Karamchand Gandhi foi assassinado com três tiros à queima-roupa.

Em tempos de polarizações políticas mundiais e nacionais, nada mais oportuno do que (re)ver o épico biográfico Gandhi, que consumiu duas décadas de dedicação do diretor inglês Richard Attenborough. Neste caso, as 11 indicações e os oito prêmios Oscar conquistados reconhecem tanto a grandiosidade da produção como do legado de Gandhi. Os prêmios recebidos, nas categorias de melhor filme, roteiro, direção, ator, fotografia, direção de arte, figurino e edição, por si só já valeriam as mais de três horas de projeção.

Attenborough optou pela narrativa cronológica, mas partiu do assassinato de Gandhi para contar então alguns dos fatos mais marcantes e históricos de sua trajetória. Filmou o máximo possível na Índia, e a coprodução do governo indiano ajudou nesse quesito. O magistral trabalho de Ben Kingsley (Um Homem Comum), ator inglês com ascendência hindu, confere dignidade e verdade ao filme e ao personagem, desde suas primeiras conquistas políticas, como advogado, ainda na África do Sul no final do século 19.

Ao voltar para sua terra natal no novo século, já como um líder respeitado, Gandhi optou por uma vida simples com a família, mas participou intensamente da vida política do país, liderando importantes e estratégicas manifestações pacíficas contra a dominação colonialista. Foi detido, julgado e condenado por subversão em várias ocasiões. O roteiro premiado entrelaça a vida privada e pública de Gandhi organicamente, e explica assim a fascinação que Gandhi exercia, além do respeito que suscitava, tanto nos indianos como no mundo.

“No final, vocês vão se retirar do país, porque 100 mil ingleses não podem controlar 350 milhões de indianos, se esses indianos se recusarem a cooperar” é uma das muitas célebres frases de Gandhi encenadas na produção. Gandhi mantém até hoje o recorde do maior número de extras utilizados numa sequência de filme. A cena do funeral foi rodada no dia 31 de janeiro de 1981, 33º aniversário da morte de Gandhi, com 300 mil extras.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Gandhi
Direção: Richard Attenborough
Duração: 191 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/Índia, 1982
Elenco: Ben Kingsley, Rohini Hattangadi, Roshan Seth, Ian Charleson, Martin Sheen, Candice Bergen, John Gielgud
Distribuição: Sony Pictures

Assista Agora!
Netflix Google Play iTunes Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!