domingo, 25 de outubro de 2020

Enola Holmes


Enola Holmes
Assista Agora!
Netflix

Enola Holmes transforma sua estreia cinematográfica em uma Live direto do século 19. Ela conversa com seu público olhando diretamente para a câmera, compartilha informações e capricha nos gestos e olhares quando não dá para se pronunciar verbalmente. Ao quebrar o que chamamos de quarta-parede, a jovem de 16 anos cria vínculo com quem está do outro lado da tela, e a mensagem que tem para transmitir é das mais dignas: “encontre a liberdade e seja dona do seu destino”.

A personagem surgiu em 2006, na série literária juvenil de Nancy Springer, Os Mistérios de Enola Holmes, mas a origem do seu nobre sobrenome data de 1887, primeira aparição do detetive Sherlock Holmes na obra Um Estudo em Vermelho, de Arthur Conan Doyle. Enola herdou do famoso irmão a perspicácia e faro investigativo, dois talentos que serão primordiais na busca pelo paradeiro de sua mãe, Eudoria Holmes, que no filme desapareceu sem aviso. Muito à frente de seu tempo, Eudoria é uma viúva feminista e revolucionária, que criou a filha sozinha depois da debandada dos rebentos mais velhos, Sherlock e Mycroft.

Interpretados por Helena Bonham Carter (Oito Mulheres e Um Segredo), Henry Cavill (Missão: Impossível – Efeito Fallout) e Sam Claflin (Um Amor, Mil Casamentos), os coadjuvantes de luxo servem de “escada” para Millie Bobby Brown reinar como protagonista, depois de dividir a cena com o elenco da série Stranger Things. Enola Holmes foi educada para ser corajosa, independente, culta, mestre em artes marciais e resistente ao dogmas machistas. É com esse espírito irreverente que a heroína sai à frente, inclusive de Sherlock, na busca por pistas de Eudoria. Além de muitas charadas, em seu caminho há Miss Harrison (Fiona Shaw), a rígida dona de um internato para moças, e o crush Tewkesbury (Louis Partridge, Paddington 2), o jovem visconde que está sendo perseguido por um misterioso assassino de chapéu-coco.

É uma Inglaterra em transformação que serve de cenário para Enola Holmes. A Câmara dos Lordes está para votar novas leis e o movimento sufragista feminino está cada vez mais ativo. O diretor Harry Bradbeer (série Fleabag) é cuidadoso com a reconstituição de época, e ao colocar Enola disfarçada com roupas masculinas, endossa com leveza o fardo de ser mulher naquela e em todas as épocas. Seu filme é divertido, ingênuo e aborda o empoderamento sem muita panfletagem. Com doçura e impetuosidade, Enola Holmes é uma inspiração para meninas (e meninos) de qualquer idade.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Enola Holmes
Direção: Harry Bradbeer
Duração: 123 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido, 2020
Elenco: Millie Bobby Brown, Henry Cavill, Sam Claflin, Helena Bonham Carter, Fiona Shaw, Louis Partridge, Burn Gorman
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!