domingo, 25 de outubro de 2020

O Homem que Mudou o Jogo


O Homem que Mudou o Jogo
Assista Agora!
NET NOW iTunes Youtube Google Play

Billy Beane, o personagem de Brad Pitt em O Homem que Mudou o Jogo, revolucionou o mundo do beisebol com um método de escalação que ia contra todos os paradigmas do esporte. Ex-jogador e gerente geral de um timeco da Califórnia, ele se uniu a um economista nerd de Yale e se baseou em estatísticas para avaliar jogadores e converter o parco orçamento que tinha em um grupo competitivo. Resumindo: custo e benefício. Ainda na gerência do Oakland Athletics, hoje ele brada suas teorias de mais valia como palestrante, mas na temporada de 2002, quando tudo isso começou, atravessou um campo minado e foi contra a instituição esportiva sob a ameaça de ficar desempregado se a ousada cartada não funcionasse.

Quem conta essa história é o diretor Bennett Miller (Capote), a partir do roteiro assinado por Steven Zaillian (Gangues de Nova York) e Aaron Sorkin (A Rede Social), que adaptam o livro de Michael Lewis. O personagem é uma criação notável de Brad Pitt, que elabora todo um gestual, com manias e superstições para esse legítimo Davi diante de um Golias cheio de tentáculos: dos olheiros veteranos, passando pelo técnico do time até os próprios jogadores – todos avessos às mudanças. O astro emplacou a terceira indicação ao Oscar, depois de disputar como coadjuvante por Os 12 Macacos (1995) e na categoria principal por O Curioso Caso de Benjamin Button (2008).

Não há em O Homem que Mudou o Jogo sequências eletrizantes de home runs, strikes e rebatidas sensacionais. O jogo de que se fala aqui é o dos bastidores, da negociação e venda de jogadores e de toda a grana e politicagem que dita as regras dessa batalha fora dos gramados. Miller faz um filme de miudezas e ainda abre espaço para as relações familiares nessa trama em que a vida e o esporte estão na mesma encruzilhada. Atenção também para Jonah Hill (O Lobo de Wall Street), indicado ao Oscar de coadjuvante pelo papel do economista Peter Band, jovem fera em estatística que montou o método de avaliação com Beane.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Homem que Mudou o Jogo/Moneyball
Direção: Bennett Miller
Duração: 133 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2011
Elenco: Brad Pitt, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman
Distribuição: Sony Pictures

Assista Agora!
NET NOW iTunes Youtube Google Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!