domingo, 11 de abril de 2021

Tudo Pela Arte


Tudo Pela Arte
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play iTunes Looke Google Play

O embalagem é melhor que o produto, mas o fato de Mick Jagger estar no elenco de Tudo Pela Arte é um chamariz considerável. Fora uma aparição em Efeito Dominó (2008), a última vez que o líder da banda The Rolling Stones atacou de ator foi em 2001, em Confissões de um Sedutor. Seu personagem nessa trama hitchcockiana é um milionário excêntrico que seduz um crítico de arte com uma proposta indecente: entrevistar com exclusividade o lendário e recluso pintor que ele abriga em sua vila italiana à beira do Lago de Como, e em troca roubar o último trabalho do artista.

Donald Sutherland (Ella e John) faz esse mestre das artes com humor capcioso, como um velho do mar que tem plena consciência da estirpe dos peixes que se aproximam do seu barco. O que nos leva ao protagonista de Tudo Pela Arte, interpretado por Claes Bang. O ator dinamarquês virou sensação na temporada de prêmios de 2017, por encabeçar o elenco do aclamado The Square – A Arte da Discórdia, vencedor da Palma de Ouro em Cannes e do Oscar 2018 de filme estrangeiro. No filme de Ruben Östlund (Força Maior), ele vivia o prestigiado curador do museu de arte contemporânea de Estocolmo, e agora encarna um pintor frustrado relegado a crítico.

Se há algo irrepreensível na adaptação do romance de Charles Willeford (1919-1988) é a palestra do crítico logo na abertura, durante lançamento do livro que escreveu sobre sua profissão. Ele mostra um quadro desconhecido, à princípio pouco valioso, e conta a história de como foi pintado, para então provar como a opinião pública é facilmente manipulável. Na plateia está a jovem interpretada por Elizabeth Debicki (As Viúvas), um tipo exótico e sensual que termina o dia em uma tórrida sessão de sexo com o protagonista. Pois o recém-formado casal vai junto ao palacete do personagem de Mick Jagger.

O diretor Giuseppe Capodonti tem aqui um quarteto misterioso, de origens, motivações e personalidades obscuras. Tudo Pela Arte bebe na fonte de Hitchcock com um intrigante suspense psicológico, mas abandona o requinte e faz opções cartunescas na etapa final. Apesar do desfecho de gosto duvidoso, o elenco e todo o luxuoso entorno merecem respeito.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Tudo Pela Arte/The Burnt Orange Heresy
Direção: Giuseppe Capotondi
Duração: 99 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/Itália, 2019
Elenco: Claes Bang, Elizabeth Debicki, Mick Jagger, Donald Sutherland
Distribuição: Sony Pictures

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play iTunes Looke Google Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!