domingo, 11 de abril de 2021

Meu Extraordinário Verão com Tess


Meu Extraordinário Verão com Tess
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Looke iTunes Youtube

Com seus 10 anos, Sam (Sonny Coops Van Utteren) passaria tranquilamente por uma criança comum, não fosse sua precoce preocupação existencial com a morte. Na primeira cena de Meu Extraordinário Verão com Tess, ele está deitado numa cova cavada na areia da praia no início das esperadas férias do verão holandês. Alheio à agitação em volta, confabula sobre a dedução inequívoca de que, por ser o caçula da família, vai sobreviver aos pais e ao irmão mais velho, como o último dinossauro viu seus “parentes” morrerem antes dele – e deve ter ficado muito triste.  

Mas não há morbidez na constatação de Sam, antes um desassossego genuinamente infantil para o qual ele decide se preparar com um rigoroso treinamento para a solidão. Como o irmão cai no “túmulo” durante uma peladinha familiar na areia e quebra a perna, e sua mãe está com enxaqueca, Sam passa horas sozinho numa praia isolada. Tudo muda quando conhece Tess (Josephine Arendsen). Ela é apenas um ano mais velha, mas muito mais descolada. Filha de mãe solteira feminista, Tess arquiteta um plano mirabolante para conhecer o pai, ou pelo menos quem pensa ser seu pai.

Arrebatado pelo furacão que é Tess, Sam prejudica seu treinamento enquanto vai descobrindo as verdadeiras intenções dela com o casal de turistas hospedados na casa de praia da sua mãe. Há frescor no modo de vida simples da pequena cidade incrustrada na belíssima ilha de Terschelling, e na naturalidade blasé com a qual essa trupe de holandeses encara os dramas infantis de Sam e Tess, o ritual de passagem e o primeiro amor, que os intérpretes mirins vestem de encantamento.

Quando Sam é salvo de se afogar no mar por um eremita filósofo, que o faz repensar sua estratégia para lidar com a finitude da vida, é impossível evitar o sorriso que nos chega aos lábios e conforta qualquer situação de distanciamento social. A adaptação do livro homônimo da holandesa Anna Woltz marca a promissora estreia do diretor holandês Steven Wouterlood. Ele pode ter sido visionário mesmo sem querer, porque a salsa e o merengue da trilha sonora, com seu remelexo irresistível, dão a medida da contagiante esperança desse singelo e extraordinário conto infantil indicado para todas as idades.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Meu Extraordinário Verão com Tess/Mijn Bijzonder Rare Week Met Tess
Direção: Steven Wouterlood
Duração: 82 minutos

País de Produção/Ano: Holanda, 2019
Elenco: Sonny Coops Van Utteren, Josephine Arendsen, Tjebbo Gerritsma, Johannes Kienast, Julian Ras, Hans Dagelet
Distribuição: Elite Filmes

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Looke iTunes Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!