quinta, 21 de janeiro de 2021

Capitão Fantástico


Capitão Fantástico
Assista Agora!
Google Play NET NOW Vivo Play Youtube iTunes Looke

Ben (Viggo Mortensen, Green Book - O Guia) nunca deixa seus seis filhos, de 7 a 18 anos, fazerem citações de livros sem usar as próprias palavras. Todos falam mais de uma língua, os mais velhos sabem até esperanto. Eles caçam o próprio alimento e plantam as próprias verduras. O treinamento matinal inclui técnicas de defesa e é rigorosamente cronometrado. À noite, relaxam lendo e tocando os mais variados instrumentos. A família vive em uma floresta no Noroeste dos Estados Unidos. A mãe das crianças sofre de transtorno bipolar e está internada e aos cuidados dos pais.

Não é spoiler revelar seu suicídio, pois o funeral e a despedida da esposa e da mãe será o divisor de águas para Ben e sua prole, que ele escolheu educar longe da civilização, numa versão contemporânea e voluntária do aventureiro Robinson Crusoé em sua ilha. Ben acreditava que a viver na natureza poderia ajudar a mulher a superar a doença. Todo o preparo físico e intelectual não evita o choque dos filhos em seu primeiro contato maior com a realidade urbana e as famílias paternas e maternas. Capitão Fantástico evidencia o contraste dos dois modos de vida de maneira radical, mas, como na vida, será preciso encontrar um meio-termo para seguir em frente.

É admirável como o ator Matt Ross (Boa Noite e Boa Sorte), em seu segundo filme como roteirista e diretor, criou uma espirituosa fábula sobre a modernidade - densa e lírica, comovente e irônica, transbordante de sentidos. Além da severa crítica ideológica, Capitão Fantástico faz da morte da mãe dessa família afetiva e “primitiva” a metáfora da destruição da natureza pelas relações de consumo e do capital, da substituição do calor humano pelas redes da tecnologia.

O registro de Matt Ross, no entanto, é o da sutileza e inteligência, o que torna seu filme ainda mais encantador e merecedor do prêmio de melhor direção na mostra Um Certo Olhar em Cannes 2016.  A indicação ao SAG (sindicato dos atores) de melhor elenco e de Viggo Mortensen ao Oscar também refletem o brilho e a entrega dos atores. Com tanto a oferecer, Capitão Fantástico narra em seu âmago a história de um pai que, mesmo abalado pelo luto, só deseja amenizar a dor e cuidar bem de seus filhos, ainda que à sua maneira pouco ortodoxa.   




Trailer

Ficha Técnica

Título: Capitão Fantástico/Captain Fantastic
Direção: Matt Ross
Duração: 118 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2016
Elenco: Viggo Mortensen, George MacKay, Samantha Isler, Annalise Basso, Nicholas Hamilton, Kathryn Hahn, Steve Zahn, Frank Langella
Distribuição: Universal Pictures

Assista Agora!
Google Play NET NOW Vivo Play Youtube iTunes Looke

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!