domingo, 11 de abril de 2021

A Escolha


A Escolha
Assista Agora!
NET NOW iTunes Vivo Play Youtube

Erik tem 30 anos, é solteiro e trabalha em construção civil na Finlândia, onde a oferta de emprego é bem melhor que na Estônia, sua terra natal, siituada na outra margem do mar Báltico. Um dia ele recebe o telefonema da ex-namorada, Moonika. Imagina o choque quando vai vê-la no hospital e descobre que acabara de dar à luz sua filha, Mai. Tem mais: Moonika rejeita a proposta dele de criar junto a bebê, avisa que vai entregar a pequena para adoção e se manda.

Representante da Estônia no Oscar de Filme Internacional de 2019, A Escolha tem ecos de Uma Família de Dois, com o pai solteiro vivido pelo astro francês Omar Sy (Jornada da Vida), e também de A Criança, pérola dos irmãos Dardenne (O Jovem Ahmed) sobre um jovem casal sem nenhuma noção da responsabilidade que é ter um filho. Erik não abre mão e assume Mai sozinho, na esperança de que a reação de Moonika seja fruto de depressão pós-parto, e que ela volte atrás. A nova realidade inclui o retorno do protagonista para a Estônia e um período na casa dos pais, que acolhem filho e neta meio a contragosto.

É o primeiro longa de ficção da diretora e roteirista Liina Trishkina, mas seu olhar sobre os desafios desse pai de primeira viagem tem o distanciamento de seus trabalhos como documentarista. A câmera acompanha a rotina de Erik e Mai sem grandes dramas - mamadeira, troca de fraldas, banho, choro, passeio no parque, até aula de natação. As dificuldades, porém, estão todas estampadas na tela, da falta de dinheiro à vontade de relaxar e cair na farra.

O novato Reimo Sagor é bonito, carismático e assume o tom ponderado da cineasta sem perder a humanidade. Seu amor por Mai é genuíno e quando a trama avança três anos no futuro e coloca Moonika (Liis Lass) de novo em cena, o temor de perder a guarda da filha é comovente. São muitas as escolhas tomadas por esse pai coragem em A Escolha, e na última delas Erik faz a gente torcer muito.




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Escolha/Võta või jäta
Direção: Liina Trishkina
Duração: 102 minutos

País de Produção/Ano: Estônia, 2018
Elenco: Reimo Sagor, Nora Altrov, Emily Viikman, Liis Lass, Epp Eespäev, Egon Nuter
Distribuição: Elite Filmes

Assista Agora!
NET NOW iTunes Vivo Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!