domingo, 29 de novembro de 2020

Tempo de Matar


Tempo de Matar
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo Looke

Tempo de Matar foi a estreia como romancista do advogado John Grisham, hoje um autor best-seller com mais de 300 milhões de livros vendidos. Muitos chegaram aos cinemas, como A Firma, O Dossiê Pelicano e O Homem que Fazia Chover. É impressionante como esse filme de 1996 continua atual e urgente. Grisham era especializado em defesa criminal e parte da inspiração para o livro veio do angustiante testemunho de uma menina de 12 anos, vítima de estupro. Outra fonte foi o clássico O Sol é Para Todos (1962), que deu o Oscar de melhor ator a Gregory Peck como o advogado sulista que defende um negro acusado injustamente de estupro.

 No thriller de tribunal, Matthew McConaughey (White Boy Rick) é Jake, o jovem advogado de uma cidadela do Mississipi que arrisca tudo para defender Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson, Vidro), o negro que faz justiça com as próprias mãos ao matar os dois rapazes brancos que estupraram brutalmente sua filha de 10 anos. Jake vai tentar inocentá-lo por insanidade, mas tem pela frente o arrogante promotor vivido por Kevin Spacey (hoje no ostracismo por acusações de assédio). Sandra Bullock (Bird Box) engrossa o ótimo elenco como a estudante de direito de família rica que quer ajudar no caso como estagiária do protagonista.

Vale saber que o roteiro é de Akiva Goldsman, vencedo do Oscar por Uma Mente Brilhante, e a batuta está nas mãos de Joel Schumacher (Um Dia de Fúria), falecido no último 22 de junho, aos 80 anos. O enredo não escapa do convencional, mas há vibrantes duelos verbais no tribunal e uma tensão prestes a explodir do lado de fora, com o confronto entre a comunidade negra e membros da Ku Klux Klan.

O racismo está em primeiro plano, mas Tempo de Matar também explora temas espinhosos como pena de morte, radicalismo e ética profissional. Como advogado experiente, John Grisham evita termos técnicos e investe na arte da retórica. Dá certo, principalmente nas considerações finais de Jake. Na tentativa de convencer o júri a absolver seu cliente, ele pede que todos fechem os olhos para que ouçam uma história. É arrasadora, você vai ver...




Trailer

Ficha Técnica

Título: Tempo de Matar/A Time to Kill
Direção: Joel Schumacher
Duração: 149 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 1996
Elenco: Matthew McConaughey, Sandra Bullock, Samuel L. Jackson, Donald Sutherland, Kevin Spacey, Oliver Platt, Kiefer Sutherland, Ashley Judd
Distribuição: Warner Bros.

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo Looke

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!