quarta, 02 de dezembro de 2020

O Mestre dos Gênios


O Mestre dos Gênios
Assista Agora!
HBO GO Google Play NET NOW iTunes Youtube

Para descobrir o que escritores do calibre de F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe têm em comum não é preciso mais que deliciar-se com a elegância sofisticada de O Mestre dos Gênios, adaptado da biografia Max Perkins: Um Editor de Gênios, de A. Scott Berg. Perkins (1884-1947) foi um dos mais conhecidos e respeitados editores da história da literatura norte-americana, responsável por levar a obra daqueles três grandes autores, entre muitos outros, às livrarias e ao público, conduzindo-os à imortalidade.

Fitzgerald (Guy Pearce, Duas Rainhas) e Hemingway (Dominic West, a série Estado Zero) aparecem brevemente no filme, dedicado à lendária parceria entre o discreto e profissional Max Perkins (Colin Firth, 1917) e o ardente e voraz Thomas Wolfe (Jude Law, Um Dia de Chuva em Nova York). Os originais do escritor contavam milhares de páginas e exigiam incontáveis reuniões em anos de trabalho de edição, que impactaram a vida pessoal de ambos. É refrescante ver o trabalho anônimo do editor ser valorizado e a envolvente dança das palavras que dele decorre para dar à luz uma obra literária.

O Mestre dos Gênios é a estreia no cinema de Michael Grandage, premiado diretor artístico do teatro Donmar Warehouse, um dos mais prestigiados de Londres. Ele recria com primor a atmosfera lírica de uma Nova York à beira da Grande Depressão, mas faz uma opção questionável ao imprimir algo de teatral nas performances de Jude Law e Nicole Kidman (O Escândalo), que vive sua ciumenta mulher, Aline Bernstein. O casal fica um tom acima do necessário, talvez para acentuar o contraste entre a paixão pulsante e conturbada do artista e a moderação do editor, com sua regrada vida familiar ao lado da devotada esposa Louise (Laura Linney, Simplesmente Amor).

Ainda assim, há em O Mestre dos Gênios a nostalgia de uma época em que a arte, a literatura e a música tinham status de espetáculo cultural, até artesanal, à salvo dos interesses excessivamente mercadológicos da indústria do entretenimento. Apesar do brilho inquestionável de sua obra, no Brasil ainda não foram publicados os dois cultuados romances de Thomas Wolfe de que trata o filme, Look Homeward, Angel (Olhe Para Casa, Anjo) e Of Time And The River (Sobre o Tempo e o Rio), lançados respectivamente em 1929 e 1935. Uma pena, porque é inevitável a vontade de ler ambos após os créditos finais.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Mestre dos Gênios/Genius
Direção: Michael Grandage
Duração: 104 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 2016
Elenco: Colin Firth, Jude Law, Nicole Kidman, Laura Linney, Guy Pearce, Dominic West
Distribuição: Diamond Films

Assista Agora!
HBO GO Google Play NET NOW iTunes Youtube

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!