quinta, 21 de janeiro de 2021

Na Praia de Chesil


Na Praia de Chesil
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Looke

Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres) tinha 13 anos quando foi indicada ao Oscar 2008 de melhor atriz coadjuvante pelo belíssimo drama de época Desejo e Reparação, baseado na obra de Ian McEwan. A atriz sempre foi a primeira escolha do autor para viver a Florence Ponting de Na Praia de Chesil, cuja adaptação tem roteiro do próprio McEwan. A demora de quase dez anos para a realização da produção acabou por ser o tempo certo para Saoirse chegar à idade da protagonista. Difícil pensar em alguém melhor para o papel.

Na Inglaterra de 1962, Florence é uma violinista perfeccionista, devotada à música clássica. Mas é também uma jovem com ideais modernos, que se posiciona politicamente e peita os pais ricos e esnobes ao se aproximar de Edward (Billy Howle, Dunkirk), filho de um professor. O filme começa com os dois recém-casados, prestes a iniciar a lua de mel em um luxuoso hotel na praia de Chesil, em Dorset. Há uma formalidade estranha, uma aproximação receosa de ambas as partes. Repare no clima opressor criado pelo vermelho escuro da colcha da cama e nos ornamentos sóbrios. Florence está mais que constrangida diante da noite de núpcias. Está petrificada de medo.

Flashbacks do período em que se apaixonaram revelam outras negativas dela ante aos carinhos dele, seja nos beijos ou nos toques íntimos. Mas são nessas e em outras sutis imagens do passado que o enredo sinaliza as possíveis razões de Florence ser tão arredia ao sexo. Porque não dá para debitar seu comportamento simplesmente no tradicionalismo repressor da sociedade da época, por sinal já próxima do revolucionário ano de 1968.

Renomado diretor de teatro na Inglaterra, o também cineasta Dominic Cooke estrutura a sequência no limitado espaço do quarto com dramaturgia teatral. É um confronto tenso, embora amoroso, de palavras ditas e não ditas, de gestos ora bruscos e ora delicados. Mas é na praia, com as ondas livres do mar indo e vindo, que o casal define seu destino. É um daqueles momentos em que um aceno, um olhar, um sim ou um não, são capazes de mudar uma vida inteira.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Na Praia de Chesil/On Chesil Beach
Direção: Dominic Cooke
Duração: 110 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido, 2017
Elenco: Saoirse Ronan, Billy Howle, Anne-Marie Duff, Adrian Scarborough, Emily Watson, Samuel West
Distribuição: Swen Filmes

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Looke

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!