segunda, 18 de janeiro de 2021

O Sonho de uma Família


O Sonho de uma Família
Assista Agora!
NET NOW iTunes Looke Vivo Play Youtube

Gracioso talvez seja a palavra certa para descrever O Sonho de uma Família. O primeiro longa da diretora e corroteirista Ginevra Elkann é uma produção do cinema independente italiano, e a presença do astro Riccardo Scamarcio (Nada Santo) é bom sinal. Imagens da série O Homem de Seis Milhões de Dólares em uma TV situam a trama em meados dos anos 1970. É nesse mundo pré-globalização que três irmãos lidam com o fato de serem filhos de pais separados. Alma (Oro De Commarque), a caçula de 9 anos, conta essa história sob o olhar da inocência e da fantasia.

Em narração em off, Alma comenta que sua mãe francesa (Céline Sallette) costuma se moldar aos novos maridos. O atual é super religioso e ela se tornou devota fervorosa. Os novos planos são de morar no Canadá e a notícia de que vão ter um irmãozinho complica a já delicada situação. Alma recria a realidade em sua mente inventiva e pipocam cenas da mãe reconciliada com seu pai, o cineasta italiano Carlo (Scarmacio). Pois é com ele que a trinca vai passar as próximas semanas.

Carlo está sem dinheiro, às voltas com um roteiro que precisa ser reescrito para viabilizar o próximo filme. Não tem noção de como lidar com os filhos, e também não sabe da gravidez da ex e nem da futura mudança para longe. Preparados para uma temporada de esqui, os irmãos precisam se contentar com uma decadente casa de praia. Na bagagem Carlo leva também Benedetta (Alba Rohrwacher), uma mulher liberal que vai lhe ajudar com o roteiro e outras coisinhas mais... Essa família improvisada aos poucos encontra seu próprio ritmo. Novos amigos feitos na praia animam as crianças, e Alma fica caidinha por um garoto mais velho – seu marido em sua fértil imaginação.

É nas pequenezas da vida que O Sonho de uma Família se sustenta. Carlo conhece pouco a própria prole, mas não lhe falta amor e ele deixa isso claro em sequências muito ternas. O que a cineasta Ginevra Elkann faz aqui é transportar o espectador para um tempo em que não havia a tela do celular como fuga, como entrada em um universo virtual e egoísta. Sem ter para onde desviar a atenção, esses personagens são obrigados a olhar para o outro e para si mesmos. O efeito é terapêutico. Em tempo: Magari, o título original em italiano, significa talvez.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Sonho de uma Família/Magari
Direção: Ginevra Elkann
Duração: 104 minutos

País de Produção/Ano: Itália/França, 2019
Elenco: Riccardo Scamarcio, Alba Rohrwacher, Milo Roussel, Céline Sallette, Oro De Commarque
Distribuição: Elite Filmes

Assista Agora!
NET NOW iTunes Looke Vivo Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!