quarta, 02 de dezembro de 2020

Diário de uma Paixão


Diário de uma Paixão
Assista Agora!
Netflix NET NOW Vivo Play iTunes Amazon Prime Vídeo Google Play Youtube

Desde a adaptação de Uma Carta de Amor, em 1999, o best-seller Nicholas Sparks abasteceu Hollywood com mais 10 romances açucarados, que fazem enorme sucesso principalmente entre o público feminino. O mais popular até hoje é Diário de Uma Paixão, que em 2004 colocou Ryan Gosling (La La Land: Cantando Estações) no radar das adolescentes.

O diretor Nick Cassavetes é filho do ator e diretor John Cassavetes e da atriz Gena Rowlands, que completa 90 anos neste 19 de junho. No filme ela interpreta uma senhora com Mal de Alzheimer, que não reconhece nem o marido, interpretado por James Garner (Cowboys do Espaço). Embora esteja bem de saúde, ele não arreda o pé da casa de repouso e sua rotina resume-se a ler para a esposa o diário do título, na esperança que um lampejo de memória a traga de volta, mesmo que por alguns instantes.

É assim que voltamos aos anos 1940 e conhecemos Ellie (Rachel McAdams, Questão de Tempo) e Noah (Gosling). Ela é a garota rica que vai passar o verão com a família na casa de férias na Carolina do Norte. Noah é o operário de uma serraria, filho de um homem simples (Sam Shepard), mas culto. Basta um olhar e ele se enamora de Ellie, que não resiste por muito tempo aos seus galanteios. Diário de Uma Paixão é romance à moda antiga, um jogo de conquista que parte do flerte, começa casto e vai aquecendo até explodir. É de arrancar suspiros.

Mas esse é um romance improvável, ameaçado pela diferença social e pelos planos de vida de cada um. Obstáculos não faltam: a faculdade dela em Nova York, as artimanhas da mãe esnobe (Joan Allen) para separá-los, a ida de Noah para a Segunda Guerra, um novo pretendente (James Marsden) para Ellie. O enredo passeia entre presente e passado para fazer o elo entre os jovens apaixonados e o casal de idosos. É previsível, mas muito emocionante e emoldurado por paisagens lindas da Carolina do Norte.

Agora uma curiosidade. O diretor Cassavetes revelou que Ryan Gosling e Rachel McAdams não deram liga de primeira, ao contrário. O estranhamento foi tanto que a produção teve de intervir. O casal foi obrigado a fazer uma espécie de retiro para aparar as arestas. O ajuste deu tão certo que eles engataram um romance na vida real, saíram do MTV Movie Awards 2005 com o troféu de melhor beijo e fizeram até demonstração no palco. Está disponível na internet. Vale a pena ver.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Diário de uma Paixão/The Notebook
Direção: Nick Cassavetes
Duração: 123 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2004
Elenco: Gena Rowlands, James Garner, Rachel McAdams, Ryan Gosling, Joan Allen, Sam Shepard, James Marsden
Distribuição: PlayArte

Assista Agora!
Netflix NET NOW Vivo Play iTunes Amazon Prime Vídeo Google Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!