quarta, 03 de março de 2021

Talvar


Talvar
Assista Agora!
Netflix iTunes

Inédito nos cinemas brasileiros e disponível na Netflix, Talvar tem dois grandes trunfos. O primeiro: o ator indiano Irrfan Khan, que morreu precocemente neste 29 de abril, aos 53 anos, de tumor neuroendócrino. Conhecido por filmes como Quem Quer Ser Um Milionário?, As Aventuras de Pi e Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, ele mostra por que vai deixar saudades, com a interpretação precisa e espirituosa de um agente do serviço de inteligência da Índia.

O segundo trunfo é o enredo, que bebe na fonte do mestre japonês Akira Kurosawa e seu cultuado Rashomon, ao apresentar um mesmo crime sob diferentes perspectivas. A diretora Meghna Gulzar se inspira em um episódio real ocorrido na Índia em 2008, o assassinato de uma adolescente de 13 anos e do funcionário da casa, de 45 anos. Os policiais que atendem ao chamado são verdadeiros bufões e comprometem a cena do crime de tal forma que a acusação contra os pais da garota cai por terra.

Ashwin (Irrfan Khan) é o investigador chamado para desfazer a bagunça dos tiras locais, e vê com divertido espanto os equívocos da apuração. Seus métodos são meticulosos, apoiados na ciência forense, e inclui o uso do soro da verdade, uma sedação leve que inibe a mentira no interrogatório. Ashwin muda o foco dos pais para os amigos do caseiro que estiveram no local na noite das mortes. A essa altura, o espectador já tem duas versões do crime. Só que um incidente traz um novo time investigativo para o campo, que apresenta mais um viés da tragédia. 

Embora Ashwin seja a âncora da trama, inclusive com detalhes de sua vida pessoal, Talvar não é tanto sobre revelar o assassino e sim sobre as múltiplas maneiras de interpretar as evidências. Há uma sequência memorável, em que as duas equipes se confrontam em reunião com o diretor do departamento. Só mesmo os indianos com sua inventividade para tornar descontraída uma briga por méritos investigativos de um caso horroroso. E o já saudoso Irrfan Khan comanda a batalha. Quanto a solução do crime.... só assistindo.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Talvar
Direção: Meghna Gulzar
Duração: 132 minutos

País de Produção/Ano: Índia, 2015
Elenco: Irrfan Khan, Konkona Sen Sharma, Neeraj Kabi, Prakash Belawadi
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix iTunes

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!