quarta, 02 de dezembro de 2020

Feito na América


Feito na América
Assista Agora!
Netflix Youtube iTunes Looke Google Play NET NOW Vivo Play

Ser informante do governo americano e traficante de drogas para o Cartel de Medelín foi a receita nada saudável de Barry Seal, personagem real que ganha a pele de Tom Cruise no frenético Feito na América. Nos Estados Unidos dos anos 70, cruzar o país pelos ares era a rotina do pacato piloto comercial da TWA Adler Berriman “Barry” Seal. Mas bastou a abordagem de um representante da CIA para a ambição aflorar. 

Feito na América é a segunda parceria entre Tom Cruise e o diretor Doug Liman, depois do futurista No Limite do Amanhã. A missão de Barry Seal era captar imagens de instalações e plantações dos traficantes da América Central. Seal fazia rasantes arriscadíssimos para tirar fotos que surpreenderam os cabeças da CIA. Seria injusto chamá-lo de falsário. A questão é de oportunismo e do que ele transportava.

O que começa como um serviço de vigilância clandestina vira uma operação de tráfico de armas para os rebeldes da Nicarágua, no caso conhecido como Irã-Contras. Só para lembrar, a CIA e a Casa Branca foram denunciadas por financiar os guerrilheiros anti-sandinistas com os lucros da venda ilegal de armas norte-americanas ao Irã. Seal achava um desperdício entregar o armamento e voltar para casa com o avião vazio. Foi assim que começou a levar milhares de quilos de cocaína e maconha para os irmãos Ochoa, que fundaram o Cartel de Medellín junto com Pablo Escobar. Ganhou rios de dinheiro.

Tom Cruise está à vontade como esse traficante malandro, mas também um cara amável, super família. Não é difícil torcer por ele. Tanto o ator quando Liman entenderam que a absurda vida dupla de Seal pedia um tom satírico e irônico em contraponto à gravidade da situação. Acertaram na medida. Feito na América é eletrizante e tem Domhnall Gleeson (Questão de Tempo), Sarah Wright Olsen (da série Marry Me) e Caleb Landry Jones (Corra!) no elenco. Como sempre, Cruise fez questão de dispensar os dublês para assumir o manche do Aerostar 600 e do Cessna 414 usados pelo personagem.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Feito na América/American Made
Direção: Doug Liman
Duração: 115 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2017
Elenco: Tom Cruise, Domhnall Gleeson, Sarah Wright, Caleb Landry Jones
Distribuição: Universal Pictures

Assista Agora!
Netflix Youtube iTunes Looke Google Play NET NOW Vivo Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!