domingo, 11 de abril de 2021

A Vingança está na Moda


A Vingança está na Moda
Assista Agora!
Looke NET NOW iTunes Youtube Vivo Play Telecine Play Google Play

Apesar do título em português, A Vingança está na Moda é muito mais uma extravagante e bela fábula sobre acerto de contas e redenção, da qual faz parte passar a régua em injustiças e maldades do passado. E olha que Tilly Dunnage (Kate Winslet, Contágio) sofreu uma boa dose de ambas, ao ser expulsa do pequeno vilarejo de Dungatar, no árido interior da Austrália, aos 10 anos, acusada de matar um colega de classe. Adaptação do best-seller homônimo de Rosalie Ham, o filme começa em 1951, com a volta da agora trintona Tilly para Dungatar.

Ela tem planos de cuidar de sua mãe, Molly (Judy Davis, Uma Viagem Extraordinária), e descobrir a verdade sobre o suposto assassinato, do qual não tem nenhuma lembrança. A histriônica Molly vive numa espelunca e sobrevive graças à ajuda de Teddy (Liam Hemsworth, Megarromântico), o pobretão da cidade que ganha todas as partidas de rúgbi para o time local e tem um insuspeitado repertório cultural. Tilly herdou de Molly a profissão de costureira e trabalhou em ateliês de moda em Paris. Munida de sua máquina de costura e alguns belos cortes de tecidos, ela vai seduzir Dungatar com seus maravilhosos figurinos, mas a dura casca da crueldade dos moradores talvez demande um instrumento mais afiado.

A Vingança está na Moda marca a volta de Jocelyn Moorhouse (Colcha de Retalhos) à direção após 20 anos fora das telas, período em que se dedicou aos dois filhos com autismo. O roteiro foi escrito a quatro mãos por Jocelyn e seu marido, o cineasta J. P. Hogan (O Casamento do Meu Melhor Amigo), que também assina a produção executiva. A diretora revelou para o mundo, em A Prova (1991), o talento de Russell Crowe (Boy Erased: Uma Verdade Anulada) e Hugo Weaving (Matrix), que interpreta aqui o divertido sargento da cidade, um gay não assumido fascinado por moda feminina.

Há um certo paralelismo entre o retorno de Tilly a Dungatar e de Jocelyn Moorhouse ao cinema. E ela o faz em grande estilo, preservando o tom da sempre instigante filmografia australiana. A produção tem ritmo fluido, excêntricos personagens secundários e deixa seu trio de protagonistas brilhar, sobretudo a extraordinária Kate Winslet, única estrangeira da produção local. Ah, e os figurinos são uma atração à parte.




Trailer

Ficha Técnica

Título: A Vingança está na Moda/The Dressmaker
Direção: Jocelyn Moorhouse
Duração: 119 minutos

País de Produção/Ano: Austrália, 2015
Elenco: Kate Winslet, Judy Davis, Liam Hemsworth, Hugo Weaving, Sarah Snook, Caroline Goodall
Distribuição: Imagem Filmes

Assista Agora!
Looke NET NOW iTunes Youtube Vivo Play Telecine Play Google Play

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!