segunda, 12 de abril de 2021

Perdido em Marte


Perdido em Marte
Assista Agora!
Vivo Play Looke Google Play iTunes Youtube Telecine Play

Ridley Scott divagou sobre a origem do homem e a imortalidade em Prometheus e Blade Runner, e fez um potente atestado sobre não estarmos sozinhos no universo em Alien, o Oitavo Passageiro. Mas em Perdido em Marte abandona a linha existencialista para tentar algo diferente na adaptação do best-seller de Andy Weir. O próprio autor descreve a história como “MacGyver em Marte”, e o roteirista, Drew Goddard, considera a obra uma “carta de amor à ciência”. Em entrevista ao site IMDB, Ridley Scott deu o seu veredito: “a versão em ficção científica de Robinson Crusoé” – romance de Daniel Dafoe sobre um náufrago que passou 28 anos em uma ilha.

Vencedor do Globo de Ouro 2016 nas categorias melhor filme comédia ou musical, e melhor ator, além de 7 indicações ao Oscar, Perdido em Marte conta a história do astronauta Mark Watney (Matt Damon, Ford vs Ferrari), que durante missão a Marte é dado como morto após uma tempestade de areia e é deixado para trás pela tripulação. Ciente de que tem suprimentos para pouco mais de 30 dias e que um possível resgate levaria no mínimo um ano, faz uso de todo o seu preparo para sobreviver naquele habitat – o que inclui gerar alimentos e água. Enquanto isso, na Terra, equipes de elite da NASA que recebem seu sinal de vida travam esforço herculano para trazê-lo de volta. Jessica Chastain (It: Capítulo 2), Kristen Wiig (Cadê Você, Bernardette?) e Chiwetel Ejiofor (O Menino que Descobriu o Vento) se destacam nesse time.

A narrativa é direta e focada no cotidiano do solitário “marciano”, que faz registros bem-humorados em vídeo, e dos terráqueos, que lutam por um final feliz para esse drama midiático. Seria apenas uma aventura espacial não estivesse Matt Damon à frente do elenco. Damon é um dos atores mais espontâneos da atualidade, embora nem todos enxerguem a virtuosidade da sutileza que imprime em cena. Mark Watney tem humor lacônico e um ceticismo otimista. É um existencialista à sua maneira, sem floreio, e é justamente esse seu jeito simples que o torna tão grande.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Perdido em Marte/The Martian
Direção: Ridley Scott
Duração: 143 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA/Hungria/Jordânia, 2015
Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Jeff Daniels, Michael Peña, Sean Bean, Sebastian Stan, Kate Mara, Chiwetel Ejiofor, Mackenzie Davis, Donald Glover, Benedict Wong
Distribuição: 20th Century Studios

Assista Agora!
Vivo Play Looke Google Play iTunes Youtube Telecine Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!