sexta, 26 de fevereiro de 2021

Okja


Okja
Assista Agora!
Netflix

Bong Joon Ho teve seu nome envolvido numa discussão acalorada no Festival de Cinema de Cannes de 2017, por Okja estar na seleção, apesar de ter sido produzido para a Netflix. Os festivais e as premiações internacionais de maior prestígio sempre foram rígidos quanto à condição de exibição nos cinemas para a indicação. Resultado: as produtoras de streaming tiveram que preparar lançamentos fechados (em poucas salass) e limitados (a curto prazo) para se candidatar a prêmios, caso de Roma, O Irlandês e História de um Casamento, por exemplo.   

Okja é a cândida fábula da criança que conta com seu animal de estimação para superar obstáculos, só que no estilo autoral do diretor de Parasita. Bong Joon Ho injeta ação, suspense e mesmo violência, e faz uma crítica mordaz à indústria alimentar, ao marketing enganoso, ao jornalismo leviano e ao descaso ambiental. Começa na empresa alimentar Mirando Corporation, onde Lucy Mirando (Tilda Swinton, Expresso do Amanhã) anuncia uma estratégia inovadora, que consiste no envio de porcos “transgênicos” para dez fazendeiros em todo o mundo, para criarem por dez anos. O melhor porco será piloto de uma operação para acabar com a fome mundial.

Acontece que a campeã é Okja, a porca de estimação, gigante e doce, de Mija (Seo-hyun Ahn), adolescente que mora com o avô (Hee-Bong Byun, O Hospedeiro) no alto de uma montanha em meio às inabitadas florestas da Coreia do Sul. Sem saber do concurso, Mija é surpreendida quando o zoólogo-apresentador da campanha, o afetado Johnny Wilcox (Jake Gyllenhaal, Homem-Aranha: Longe de Casa), chega para levar Okja para Nova York. Decidida a resgatar seu enorme pet, ela põe uma mochila nas costas e segue o rastro de Okja. No caminho, é ajudada pelo grupo The Animal Liberation, cujo líder Jay (Paul Dano, 12 Anos de Escravidão) quer aproveitar o grande evento de premiação de Okja para um protesto.

Bong Joon Ho combina gêneros, ótimas atuações e faz referências a Dumbo e animações do japonês Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro). Mantém no eixo central de sua narrativa a inocência infantil de Mija e seu habitat intocado, para opor a eles as atrocidades do mundo corporativo, que encena literal e simbolicamente. Chocante!




Trailer

Ficha Técnica

Título: Okja
Direção: Bong Joon Ho
Duração: 120 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Coreia do Sul, 2017
Elenco: Seo-hyun Ahn, Tilda Swinton, Paul Dano, Hee-Bong Byun, Jake Gyllenhaal, Giancarlo Esposito, Lily Collins
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!