domingo, 11 de abril de 2021

O Preço da Verdade - Dark Waters


O Preço da Verdade - Dark Waters
Assista Agora!
Looke Google Play Vivo Play Youtube

Pensa que crise hídrica é exclusividade brasileira? Os cariocas estão atualmente reféns da má qualidade da água, que tem chegado nas torneiras com sabor, cor e cheiro ruim. Nos Estados Unidos, dois casos de contaminação provocada por grandes empresas foram parar nos tribunais, e nos cinemas, com histórias no estilo “Davi vs Golias”. Há 20 anos, Julia Roberts ganhou o Oscar de melhor atriz por Erin Brockovich, Uma Mulher de Talento, história real da técnica jurídica que ajudou a erguer o processo contra uma companhia de gás e eletricidade que despejou água contaminada nos lagos de uma cidade da Califórnia, e provocou câncer nos moradores.

O Preço da Verdade – Dark Waters aborda um caso similar, ainda mais alarmante, que chega à tela grande inspirado em artigo publicado em 2016 na The New York Times Magazine: “O advogado que se tornou o maior pesadelo da DuPont”. O badalado Todd Haynes (Longe do Paraíso e Carol) dirige, mas é o nome de Mark Ruffalo que se destaca. O Hulk de Vingadores se descola da Marvel ao acumular as funções de produtor e protagonista dessa trama envolvente, sobre a longa e solitária jornada do advogado Robert Bilott contra a gigantesca DuPont, uma das maiores empresas químicas do mundo.

Bilott acabara de se tornar sócio de uma firma de advocacia que tinha grandes indústrias químicas como clientes, inclusive a DuPont, quando foi procurado por um fazendeiro de West Virginia, em 1998. O sujeito acreditava que a morte de mais de 200 cabeças de gado teria sido provocada por dejetos tóxicos despejados no ambiente pela fábrica local da DuPont. Reticente, Bilott só aceitou investigar o caso porque o criador veio indicado por sua avó, também moradora da região e com quem ele passara férias inesquecíveis na infância.

A narrativa que se desenvolve a partir daí é convencional e esquemática, mas as descobertas de Bilott são de arrepiar os cabelos. O C-8, um dos compostos químicos nocivos encontrados na água daquela área era um componente presente em panelas de Teflon e inúmeros produtos domésticos usados por pessoas do mundo todo. Ou seja, ferrou geral. Ele próprio um ativista ambiental, Mark Ruffalo cria toda uma postura corporal de alguém exausto para dar vida a esse homem que, por mais de uma década, lutou incansavelmente para provar sua tese de envenenamento consciente realizado pela empresa. No caminho, enfrentou a resistência de sócios em levar o processo adiante, teve a vida pessoal (Anne Hathaway faz a esposa) e a saúde profundamente afetadas, e quase sucumbiu às artimanhas da defesa da poderosa DuPont. Quase, ainda bem.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Preço da Verdade/Dark Waters
Direção: Todd Haynes
Duração: 126 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Mark Ruffalo, Anne Hathaway, Tim Robbins, Bill Pullman, Bill Camp, Victor Garber
Distribuição: Paris Filmes

Assista Agora!
Looke Google Play Vivo Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!