domingo, 11 de abril de 2021

Judy - Muito Além do Arco-Íris


Judy - Muito Além do Arco-Íris
Assista Agora!
iTunes Vivo Play NET NOW

Oscar, Globo de Ouro, Bafta (Oscar inglês), SAG (Sindicato dos Atores) .... Renée Zellweger conquistou todos os principais prêmios da temporada. Quem assistiu à entrega do Globo de Ouro deve ter notado o tom ressentido no discurso de agradecimento: “Vocês estão ótimos 17 anos depois, obrigada por me ter de volta”. Foi para receber o Globo de Ouro e o Oscar de coadjuvante por Cold Mountain (2003) que Renée havia subido ao palco pela última vez.  

Catapultada para a fama como o par romântico de Tom Cruise em Jerry Maguire - A Grande Virada e depois como estrela da franquia O Diário de Bridget Jones, Renée amargou um longo período de ostracismo, com filmes que passaram despercebidos e intervenções estéticas que deram o que falar. Ela sabe o que é estar por baixo e parece converter as próprias frustrações na matéria-prima da trágica personagem Judy Garland. Baseado na peça End of the Rainbow, de Peter Quilter, Judy - Muito Além do Arco-Íris ilumina o melancólico último ano de vida da artista.

Enquanto assistia à primogênita Liza Minnelli ascender no show business, Judy mergulhava em dívidas e no vício em álcool e barbitúricos. O drama maior, porém, foi perder a guarda dos dois filhos menores para Sidney Luft, o terceiro dos cinco maridos. Ignorada em Hollywood, mas amada pelos ingleses, ela desembarca em Londres no inverno de 1968 para uma série de shows com ingressos esgotados. O objetivo era entrar nos trilhos, se reerguer e recuperar os filhos.

O diretor Rupert Goold (A História Verdadeira) reparte a narrativa em dois períodos: os conturbados bastidores da temporada londrina, que inclui o quinto casamento, e as filmagens do clássico O Mágico de Oz, quando a adolescente de 17 anos se eternizaria ao soltar o vozeirão em “Over the Rainbow”. Essa volta ao passado oferece um retrato caricato e simplista da relação emocionalmente abusiva com o chefão da MGM, Louis B. Mayer, e do uso de drogas prescritas que fazia parte da “dieta” que o estúdio obrigava a starlet a seguir.

Embora acerte no recorte temporal ao focar dois momentos-chave da trajetória da artista, Judy prende-se mais aos fatos do que no íntimo de sua biografada. Quem torna essa jornada envolvente é Renée Zellweger, que despeja os próprios demônios na tela em uma atuação potente, profunda e sofrida. A voz também é dela, que canta sucessos como “For Once in My Life”e “By Myself”, e arremata com uma interpretação muito pessoal de “Over the Rainbow”. O Oscar pode colocar Renée de volta ao circuito. Judy Garland não teve a mesma sorte. Em 22 de junho de 1969, o marido Mickey Deans encontrou-a morta no quarto do hotel em Londres. Aos 47 anos de idade, a estrela sucumbiu a uma overdose acidental.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Judy - Muito Além do Arco-Íris/Judy
Direção: Rupert Goold
Duração: 118 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido, 2019
Elenco: Renée Zellweger, Jessie Buckley, Finn Wittrock, Rufus Sewell, Richard Cordery
Distribuição: Paris Filmes

Assista Agora!
iTunes Vivo Play NET NOW

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!