domingo, 29 de novembro de 2020

Entre Facas e Segredos


Entre Facas e Segredos
Assista Agora!
Vivo Play NET NOW Looke Google Play iTunes Youtube

Não é preciso mais que alguns minutos para se dar conta de que o diretor e roteirista Rian Johnson (Star Wars: Os Últimos Jedi) é fã incondicional de Agatha Christie e seu clássico romance de mistério Assassinato no Expresso do Oriente – adaptado há pouco por Kenneth Branagh. O próprio Johnson descreve Benoit Blanc, interpretado por Daniel Craig, como um Poirot americano, em referência ao célebre detetive inglês Hercole Poirot, o mais popular dos personagens da Dama do Crime.

Talvez seja exagero chamar Entre Facas e Segredos de uma homenagem subversiva, mas é quase. A polidez e sutileza britânica são substituídas por um humor jocoso e tipos caricatos. É justamente desse gingado ianque que vem o frescor da produção, que concorre a três Globos de Ouro: melhor filme comédia ou musical, ator (Daniel Craig) e atriz (Ana de Armas). O desfile de astros e estrelas também ajuda. Christopher Plummer vive o renomado autor de livros de mistério Harlan Thrombey, encontrado morto na noite em que celebrou seus 85 anos em um jantar em família. A polícia trabalha com a hipótese de suicídio. Vai saber...

Dois policiais interrogam todos que estavam na mansão na ocasião, dos filhos à enfermeira, Marta (Ana de Armas), uma jovem querida pelo clã, mas nem tanto. Um homem observa o interrogatório na penumbra. É o detetive particular Benoit Blanc, contratado por um anônimo para juntar as muitas peças soltas desse tabuleiro. Até segunda ordem, todos são suspeitos. Cineasta meticuloso, Johnson arma uma narrativa engenhosa que transita entre os personagens, revela as razões de cada um para matar o patriarca, para em seguida confundir o espectador que acreditava ter matado a charada.

Cenários e direção de arte são primorosos e nem poderia ser diferente. Há pistas por todos os cantos. A grandiosa escultura de facas da sala de estar é tão sugestiva quanto os arredores do casarão, por onde dois cachorros policiais se movimentam ativamente. Entre Facas e Segredos alcançou 97% de aprovação no site Rotten Tomatoes. Será que Johnson acertou a mão?




Trailer

Ficha Técnica

Título: Entre Facas e Segredos/Knives OUt
Direção: Rian Johnson
Duração: 130 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Christopher Plummer, Daniel Craig, Chris Evans, Ana de Armas, Jamie Lee Curtis, Don Johnson, Michael Shannon, Toni Collette
Distribuição: Paris Filmes

Assista Agora!
Vivo Play NET NOW Looke Google Play iTunes Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!