sexta, 26 de fevereiro de 2021

Ford vs Ferrari


Ford vs Ferrari
Assista Agora!
iTunes Looke Youtube Google Play NET NOW Vivo Play

Vencedor do Oscar 2020 nas categorias edição de som e montagem, Ford vs Ferrari é imperdível para amantes do automobilismo, mas tem aquele pano de fundo humano para agradar o grande público. Se o ótimo Rush: No Limite da Emoção, de Ron Howard, fez um retrato sem concessões da rivalidade entre os pilotos Niki Lauda e James Hunt dentro e fora das pistas, o filme de James Mangold (Logan) conta uma história de amizade. 

É verdade, porém, que a trama não tem nada de bombástica, como os bastidores da Fórmula 1 revelados em Rush. O grande trunfo de Ford vs Ferrari está na sintonia entre Matt Damon e Christian Bale, que protagonizam um legítimo bromance. O primeiro dá vida a Carroll Shelby, piloto que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 e virou lenda como projetista de carros possantes, como o Shelby Mustang e o Shelby Cobra. Seu prestígio fez ninguém menos que Henry Ford II (Tracy Letts) chamá-lo para uma missão impossível: criar um carro capaz de vencer a Ferrari nas provas de longa duração, em 90 dias (!).

A única condição de Shelby para assumir o desafio era ter como seu braço direito Ken Miles, piloto e exímio engenheiro mecânico, daqueles que ajustam e acertam carros como ninguém – Ayrton Senna era assim. Christian Bale interpreta esse ex-militar britânico que mora na Califórnia com a esposa (Caitriona Balfe) e o filho (Noah Jupe). É um tipo esquentado, meio bronco, sem o refinamento e apelo popular que procura o arrogante relações públicas da Ford, vivido por Josh Lucas (Doce Lar).

O jogo de poder entre marketing e engenharia na produção da máquina vitoriosa é um dos focos narrativos. Shelby precisa ter muito jogo de cintura para honrar a promessa que faz ao amigo, de que ele seria mais que um piloto de testes e assumiria o volante do “filhote”, o Ford GT40. Na seara pessoal, as cenas mais emocionantes envolvem Miles e o filho, que o tem como ídolo. Já a adrenalina explode nas corridas, em sequências espetaculares. O cineasta James Mangold é respeitoso ao biografar essas celebridades das pistas. Mas para Ford vs Ferrari migrar de bom para ótimo falta uma pisada a mais no acelerador, aquela ousadia inesperada que tira o elenco, e o público, da zona de conforto.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Ford vs Ferrari
Direção: James Mangold
Duração: 152 minutos

País de Produção/Ano: EUA/França, 2019
Elenco: Matt Damon, Christian Bale, Caitriona Balfe, Noah Jupe, Josh Lucas, Jon Bernthal, Tracy Letts
Distribuição: Fox Film

Assista Agora!
iTunes Looke Youtube Google Play NET NOW Vivo Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!