quarta, 03 de março de 2021

Ambiente Familiar


Ambiente Familiar
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Rodado inteiramente na Paraíba, com filmagens na capital, João Pessoa, e em várias cidades do interior como Cabedelo, Guarabira e Bananeiras, o drama Ambiente Familiar marca a estreia de Torquato Joel na direção, após uma trajetória bem-sucedida em curtas-metragens. Também traz Marcélia Cartaxo (A Hora da Estrela, Pacarrete) com dupla função: atriz e preparadora de elenco.

Homogêneo e afinado, o elenco mescla atores profissionais - Marcélia, Zezita Matos (O Céu de Suely), Fernando Teixeira (Aquarius) - e os protagonistas adultos, que interpretam a si mesmos: Alex Oliveira, Fagner Costa e Diogenes Duque. Eles são três amigos gays que moram juntos e compartilham passados de abandono, rejeição e descuido familiar.

Torquato Joel, que também assina o roteiro, passeia pelo presente e passado do trio com registros bastante distintos. Na casa em que Alex, Fagner e Diogenes vivem, os laços afetivos são palpáveis, o cotidiano é compartilhado, a irmandade é explícita. A encenação é objetiva, clara, fluida. No passado, para encenar a infância deles, o diretor optou por sequências subjetivas, simbólicas, fugidias como as memórias destes três meninos da tristeza, da impotência, da pobreza e da dor a que foram submetidos por suas famílias.

É uma proposta interessante, o vai e vem no tempo, a alternância das texturas dramáticas e imagéticas e como esses elementos constroem uma linguagem de sentido agudamente crítico à marca indelével do descaso na infância. No entanto, o entrelaçamento do traçado de cada um dos três personagens é confuso, seja pela montagem, seja pela condução dos recursos estéticos ou simbólicos. As tocantes histórias da infância de Alex, Fagner e Diogenes fazem lembrar o verso dos Titãs, “miséria é miséria em qualquer canto”.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Ambiente Familiar
Direção: Torquato Joel
Duração: 93 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2018
Elenco: Alex Oliveira, Fagner Costa, Diogenes Duque, Marcelia Cartaxo, Zezita Matos, Soia Lira, Fernando Teixeira
Distribuição: Elo Company

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!