quinta, 25 de fevereiro de 2021

Longe da Árvore


Longe da Árvore
Assista Agora!
iTunes Google Play NET NOW Vivo Play

Há um provérbio na língua inglesa que, adaptado para o nosso português, diz: “a fruta não cai longe da árvore” (The apple doesn't fall far from the tree). Interpretações de ditados ou provérbios costumam ser abertas, mas no caso do importante e necessário documentário Longe da Árvore, adaptação do best-seller de Andrew Solomon, Longe da Árvore: Pais, Filhos e a Busca da Identidade, aponta para a maneira como as famílias lidam com filhos diferentes, em vários aspectos.

O premiado livro, publicado em 24 idiomas, é resultado de dez anos de pesquisa que Solomon, professor de psicologia da prestigiada Columbia University, realizou sobre o assunto – foram mais de 300 famílias entrevistadas. Longe da Árvore, além do relato de Solomon acerca da inadequação que sentiu durante grande parte de sua vida por ser gay, traz relatos de quatro famílias, cada uma com seu filho peculiar: autista, com Síndrome de Down, anão e um adolescente condenado por assassinato.

São experiências distintas e de complexidade específicas, mas a premiada diretora Rachel Dretzin mantém o viés narrativo do registro da relação e das atitudes das famílias com seus filhos. É difícil não se envolver e se comover com os cinco blocos de depoimentos do filme, que mesmo com altos e baixos instiga a reflexão sobre os padrões de “normalidade” e o acolhimento aos que fogem deles.

 




Trailer

Ficha Técnica

Título: Longe da Árvore/Far From the Tree
Direção: Rachel Dretzin
Duração: 93 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2017
Elenco: Andrew Solomon, Amy Allnutt, Jack Allnutt, Harry Burdick, Emily Perl Kingsley, Jason Kingsley, Leah Smith, Joseph A. Stramondo, Loini Vivao
Distribuição: Flow

Assista Agora!
iTunes Google Play NET NOW Vivo Play

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!