sábado, 05 de dezembro de 2020

Big Little Lies


Big Little Lies
Assista Agora!
HBO GO

A primeira temporada de Big Little Lies ganhou uma avalanche de prêmios, incluindo quatro Globos de Ouro, oito Emmys e dois SAGs. Lançada em 2017, a série ganhou relevância ainda maior meses depois da estreia, quando estourou o escândalo provocado pelas denúncias de abuso sexual de atrizes em Hollywood. O programa e suas protagonistas se transformaram em símbolo dos movimentos #MeToo e #TimesUp, de conscientização e denúncia do crime sexista e de apoio a suas vítimas, e também de um discurso mais amplo em defesa da igualdade das mulheres na sociedade. Não seria para tanto, mas o timing (e o marketing) foi perfeito.

O romance homônimo de Liane Moriarty ganhou nova ambientação. Saiu da Austrália, terra natal da autora, para aterrissar na idílica, abastada e litorânea Monterey, na Califórnia, sob a pena de David E. Kelley (Boston Legal, Ally McBeal, The Practice, Boston Public, Chicago Hope), um dos mais premiados produtores/roteiristas da televisão americana. A escritora também deu seus pitacos no roteiro, e as atrizes Reese Witherspoon e Nicole Kidman assinaram a produção, ao lado do diretor, o canadense Jean-Marc Vallée (Clube de Compras Dallas, Livre).

Tudo começa com uma suspeita de homicídio durante uma festa à fantasia da alta sociedade de Monterey. No local estavam as protagonistas da série: a socialite egocêntrica e controladora Madeline (Reese); a atraente Celeste (Nicole), vítima de abuso do sedutor e mais jovem marido Perry (Alexander Skarsgård, de A Lenda de Tarzan); Jane (Shailene Woodley, de Vidas à Deriva), a novata do grupo, cuja gravidez resultou de um violento estupro; a professora de ioga e pacífica Bonnie (Zoë Kravitz, da saga Animais Fantásticos); e a alta executiva histriônica Renata (Laura Dern, de O Conto).

Em comum, elas têm a maternidade, a administração da rotina familiar e doméstica, e ocupam uma grande parte do foco da vida social da comunidade, a começar pela escola de seus filhos. É em torno delas e de sua amizade ou inimizade que a série desenvolve seus principais temas. Da fragilidade das relações amorosas e do casamento à violência física e afetiva. Da responsabilidade de pais e mães à volatilidade das relações familiares como simulacro de expectativas e sonhos frustrados. De filhos e filhas submetidos à inconstância e negligência familiar à atenção excessiva ao escrutínio social. Tudo isso em meio às impressões e opiniões dos convidados da festa convocados a depor sobre o provável crime.

A estratégia narrativa é típica do suspense: reconstruir a cena de um crime por meio de depoimentos que vão apresentando os fatos, os personagens e as relações que podem ter levado ao suposto homicídio, tecendo fios, desenhando a história. A diferença aqui está no diz-que-me-diz venenoso das testemunhas, um verdadeiro coro grego comentando a futilidade, a leviandade e a inveja dissimulada que movimenta a sociedade de Monterey.  

O desfecho da primeira temporada ao estilo do clássico Assassinato no Expresso do Oriente é o ponto de partida para a aguardada continuação, que mantém o microcosmo das relações e das vidas das agora conhecidas – pelas fofocas da cidade – como as cinco de Monterey. Os sete episódios da segunda temporada são dirigidos por Andrea Arnold (da série Transparent) e prometem substituir o suspense pelo mergulho mais profundo tanto nos dramas pessoais como na reação de cada uma delas ao incômodo segredo que as une. A maior novidade é a entrada em cena de Meryl Streep, no papel de mãe de Perry (Alexander Skarsgård). Criada pela escritora especialmente para a atriz, a personagem deve balançar os já frágeis alicerces das cinco de Monterey.

 




Trailer

Ficha Técnica

Título: Big Little Lies
Direção: Jean-Marc Vallée e Andrea Arnold
Duração: 50 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2017
Elenco: Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Shailene Woodley, Zoë Kravitz, Laura Dern, Adam Scott, Alexander Skarsgård, James Tupper, Jeffrey Nordling, Kathryn Newton, Robin Weigert, P.J. Byrne, Merrin Dungey, Douglas Smith, Meryl Streep
Distribuição: HBOGo

Assista Agora!
HBO GO

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!