terça, 11 de maio de 2021

Sem Palavras


Sem Palavras
Assista Agora!
Looke NET NOW iTunes

Fabrice Luchini (Dentro de Casa) é um dos grandes atores do cinema francês. Como o CEO controlador, perfeccionista e implacável que sofre um AVC e precisa reinventar sua vida, ele exibe mais uma vez o seu talento com tanta naturalidade que o personagem parece ter sido escrito de encomenda para o ator.

Mas não foi. Sem Palavras é baseado no livro autobiográfico de Christian Streiff, ex-CEO da Airbus e da PSA Peugeot Citroën, que em 2008 perdeu parte da memória e da fala em consequência de dois derrames cerebrais consecutivos. Leïla Bekhti (Um Banho de Vida) faz a fonoaudióloga que trata do personagem na reabilitação e o enredo ainda dedica tempo para a relação dele com a filha (Rebecca Marder).

Com Luchini inspirado e um ótimo elenco de coadjuvantes, o diretor e roteirista Hervé Mimran surpreende ao extrair comédia de matéria-prima trágica. É uma pena que a surpresa não se estenda também para o tratamento da história, em que os clichês excessivos e certas inconsistências comprometem o ritmo do filme.

Mesmo assim, é de se louvar no roteiro a destreza para descrever e encenar, sobretudo, a dificuldade de fala do protagonista – ele troca as palavras, embora acredite que as esteja pronunciando corretamente, em um trabalho primoroso de Luchini também. Além disso, Mimran imprime uma ternura contagiante nas bem construídas relações entre personagens e na singela “redescoberta” do executivo de si próprio e do mundo.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Sem Palavras/Un Homme Pressé
Direção: Hervé Mimran
Duração: 100 minutos

País de Produção/Ano: França, 2018
Elenco: Fabrice Luchini, Leïla Bekhti, Rebecca Marder, Igor Gotesman, Clémence Massart-Weit, Yves Jacques, Micha Lescot
Distribuição: California

Assista Agora!
Looke NET NOW iTunes

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!