terça, 11 de maio de 2021

Beatriz


Beatriz
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Telecine Play

A cantora e atriz global Marjorie Estiano, atualmente na terceira temporada da série Sob Pressão, exibida na TV Globo, é a personagem-título deste drama romântico dirigido por Alberto Graça, 15 anos depois do competente O Dia da Caça (2000). Na campanha de lançamento, foram realizados bate-papos em parceria com o projeto Cinepsiquiatria da ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, com a presença do diretor, elenco e de psiquiatras, para tratar das relações “folie à deux” ou delírio a dois: “um transtorno compartilhado, que passa de uma pessoa para a outra, em uma relação de aceitação total, que envolve dominância e submissão”, diz Graça. 

Em Beatriz, há de fato um relacionamento amoroso intenso e perturbador entre o escritor Marcelo (Sérgio Guizé, de Além do Homem) e a advogada Beatriz. Juntos há sete anos, mudaram-se há três para Lisboa, para Marcelo trabalhar em seu segundo romance, alimentado inicialmente por aventuras eróticas do casal comentadas em detalhes por escrito por Beatriz. Em nome de seu amor sem limites, no entanto, Beatriz aborta o desejo da gravidez e arrisca-se em experimentações sexuais cada vez mais limítrofes e destrutivas.

O enredo conta esta história em múltiplas instâncias narrativas - o romance doentio do casal e suas perversidades, as amizades fora do casamento, a relação entre editor e escritor, a peça de teatro adaptada do livro ainda em gestação. Cada segmento tem suas próprias marcas de ambientação, iluminação, encenação. Uma proposta interessante, mas a integração dos vários temas e linguagens nem sempre funciona.  

É possível ainda lançar um olhar crítico à objetificação ou manipulação da mulher em Beatriz, mas o amálgama de recortes desiguais dá lugar a interpretações variadas, um acerto do filme. Marcelo e Beatriz podem viver uma “folie à deux”, um delírio compartilhado, um amor de perdição – já que envoltos na bela paisagem da terrinha de Camilo Castelo Branco e Fernando Pessoa. Mas se Beatriz é matriz do romance, dos livros do marido e do filme, talvez exista mais força e vontade nesta personagem feminina do que o olhar alcança.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Beatriz
Direção: Alberto Graça
Duração: 103 minutos

País de Produção/Ano: Brasil/Portugal, 2015
Elenco: Marjorie Estiano, Sérgio Guizé, Lúa Testa, Xavier Estévez, Margarida Marinho, Beatriz Batarda, Gustavo Vargas, Luís Lucas
Distribuição: Anagrama Filmes

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Telecine Play

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!