terça, 11 de maio de 2021

Quando Margot Encontra Margot


Quando Margot Encontra Margot
Assista Agora!
Youtube Looke Google Play NET NOW iTunes

Já imaginou ter a chance de encontrar com você mesmo(a) no passado e aconselhar o(a) jovem você a evitar alguns caminhos que o(a) levaram a situações difíceis ou mesmo trágicas? É o que faz a roteirista e diretora Sophie Fillières (Pare ou Eu Sigo em Frente) numa versão intimista e delicada de um tema mais afeito a ficção científica, como na trilogia De Volta para o Futuro, no premiado A Chegada, ou mesmo em romances como Questão de Tempo ou Te Amarei para Sempre.

Quando viaja a Paris para o enterro de uma amiga que não via há anos, a charmosa e peculiar quarentona Margot encontra uma jovem, inquieta e arredia Margot no banheiro de uma festa. As duas percebem várias coincidências entre si, inclusive que vão partir de trem para Lyon na manhã seguinte no mesmo horário, mas saindo de estações diferentes. São a mesma pessoa no mesmo tempo, separadas por 25 anos.

A estranheza e o inusitado desse diálogo das duas Margot com seus duplos num espelho amplificado não se explica, mas se justifica e se impõe com sequências intimistas, de olhares, gestos e um certo lirismo, que deve muito à química especial do seu trio de protagonistas, Sandrine Kiberlain (Uma Juíza sem Juízo), Agathe Bonitzer (De Volta para Casa) e Melvil Poupaud (À Beira Mar).

A sensível direção de fotografia coloca as belas locações de Paris e de Lyon a serviço da narrativa, com uma câmera que contempla, em planos abertos, a jornada dos personagens a uma certa distância, quase tanto quanto quem a vê do outro lado da lente/tela, em mais um curioso jogo de espelhos e reflexos. Há muito de feminino em Quando Margot Encontra Margot, ao mesmo tempo que não há nada mais universal do que a constatação inexorável das tessituras do tempo. Por isso, o melhor talvez seja tecê-las sempre da melhor maneira possível.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Quando Margot Encontra Margot/La Belle et la Belle
Direção: Sophie Fillières
Duração: 95 minutos

País de Produção/Ano: França, 2018
Elenco: Sandrine Kiberlain, Agathe Bonitzer, Melvil Poupaud, Lucie Desclozeaux
Distribuição: Pandora

Assista Agora!
Youtube Looke Google Play NET NOW iTunes

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!