terça, 11 de maio de 2021

Com Amor, Simon


Com Amor, Simon
Assista Agora!
Google Play Youtube iTunes
Compre Agora!
Saraiva Amazon

O adolescente Simon, no último ano do colégio, “sai do armário” contra a sua própria vontade e o seu próprio tempo, e vive as consequências da situação. Essa é a principal história do livro Com Amor, Simon, de Becky Albertalli (à venda na Saraiva e na Amazon), cuja adaptação cinematográfica tornou-se um marco histórico. É o primeiro filme adolescente de grande estúdio a ter um protagonista homossexual, dos mesmos produtores de A Culpa é das Estrelas.

Produtor e roteirista de sucesso, o diretor Greg Berlanti (Juntos pelo Acaso) acertou na escolha do elenco e imprimiu um estilo jovem, dinâmico e bem-humorado, mas devidamente atento à medida do drama e dos conflitos de seu protagonista. Há um tom de denúncia sobre a intolerância que ainda segmenta as pessoas de acordo com sua orientação sexual, apresentado com certa ironia, mas endereço certo. A sequência em que Simon questiona o “padrão” sexual dominante, e imagina o oposto de sua situação - quando são os jovens heterossexuais que precisam declarar a sua orientação sexual para a família é um bom exemplo, bem como a cena musical ao som de “I Wanna Dance with Somebody”.

Devidamente munidos de celular, computador e redes sociais, Simon (Nick Robinson, de Tudo e Todas as Coisas) e seus amigos têm uma adolescência normal, pais compreensivos, bem de vida. Mas quando um aluno sai do armário no blog do colégio, sob o codinome Blue, Simon decide se abrir com ele via aplicativos, claro. Até que um colega “do mal” descobre a correspondência por acaso, e chantageia Simon para que ele atue em seu favor no jogo romântico com uma colega.

É pelo ponto de vista de Simon que Berlanti desenvolve o tema principal, seguindo o olhar do adolescente para si próprio, sua concepção sobre ser homossexual, a reação dos amigos (Katherine Langford, Alexandra Shipp, Jorge Lendeborg Jr.), dos pais (Jennifer Garner, Josh Dushamel), da escola, e do misterioso Blue. Com Amor, Simon, não se propõe a mergulhos profundos sobre sexualidade ou homossexualidade, mas para uma produção destinada a abrir fronteiras na indústria do cinema, está na medida certa.  




Trailer

Ficha Técnica

Título: Com Amor, Simon/Love, Simon
Direção: Greg Berlanti
Duração: 110 minutos

País de Produção/Ano: EUA, 2018
Elenco: Nick Robinson, Katherine Langford, Alexandra Shipp, Keiynan Lonsdale, Jorge Lendeborg Jr., Tony Hale, Jennifer Garner, Josh Duhamel
Distribuição: Fox

Assista Agora!
Google Play Youtube iTunes
Compre Agora!
Saraiva Amazon

Compartilhe!

Fátima Gigliotti

Fátima Gigliotti

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista, editora, professora (não muito), crítica (chatinha) de cinema e audiovisual. Trabalhou no jornal A Folha de São Paulo, na coleção Cinemateca Veja, nas revistas TVA, Ver Vídeo, Set, Querida e Preview.

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!