terça, 11 de maio de 2021

O Protocolo de Auschwitz


O Protocolo de Auschwitz
Assista Agora!
Looke Vivo Play iTunes NET NOW Google Play Youtube

Já ouviu falar no relatório Vrba-Wetzler? São incontáveis as histórias reais da Segunda Guerra levadas aos cinemas, mas o episódio narrado em O Protocolo de Auschwitz é inédito. Representante da Eslováquia no Oscar 2021 de Filme Internacional, o filme nos transporta para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau no dia 7 de abril de 1944. Dois jovens judeus eslovacos, Alfred Wetzler e Rudolf Vrba, se escondem em um buraco cavado debaixo de uma pilha de madeiras num canteiro de obra, e usam tabaco encharcado em gasolina para evitar cães varejadores.

O diretor e corroteirista Peter Bebjak adapta o romance autobiográfico de Alfred Wetzler e coloca sua câmera grudada não só nos dois protagonistas. Porque esse foi um projeto de fuga armado coletivamente por um grupo de prisioneiros disposto a sacrificar a própria vida para que o plano funcionasse. Nessa primeira etapa, a trama se divide em três capítulos, com os três dias de busca. Os oficiais da SS varrem o campo atrás da dupla e cometem crueldades inimagináveis atrás de informações. Nossos olhos são também os dos fugitivos, que das frestas do buraco testemunham a chegada dos trens e o desembarque de famílias judias, que entram em desespero quando se dão conta de que aquilo não era um abrigo, mas sim um campo de extermínio.

Não espere por um estudo de personagem, nem por conhecer a vida pregressa de Alfred e Rudolf. O que importa é o aqui e o agora naquele inferno iluminado com uma paleta de cores acinzentadas, no qual o ser humano é desprovido da própria humanidade. O diretor de fotografia Martin Ziaran usa câmeras subjetivas e portáteis para promover uma experiência sensorial, enquanto a trilha sonora de Mario Schneider cadencia cada ato, inclusive o furor sanguinário de um dos generais quando é informado da morte do filho nazista no front.

Depois de finalmente escaparem do campo, Rudolph e Alfred se movimentam como podem até a Eslováquia, e contam com a ajuda de estranhos para finalmente cruzar a fronteira e encontrar apoio dos aliados. O relatório Verba-Wetzler é fruto do depoimento da dupla, que forneceu detalhes minuciosos sobre o genocídio sistemático no campo, com direto a nomes de mortos e plantas da arquitetura de Auschwitz e Birkenau, inclusive com a localização das câmaras de gás e dos fornos crematórios. O Protocolo de Auschwitz tem valor histórico e a frase da abertura, do filósofo espanhol George Santayana, diz tudo: “Aqueles que não se lembram do passado estão condenados e repeti-lo”.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Protocolo de Auschwitz/The Auschwitz Report
Direção: Peter Bebjak
Duração: 94 minutos

País de Produção/Ano: Eslováquia/República Tcheca/Polônia/Alemanha, 2021
Elenco: Noel Czuczor, Peter Ondrejicka, John Hannah
Distribuição: A2 Filmes

Assista Agora!
Looke Vivo Play iTunes NET NOW Google Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!