Quatro prêmios Emmy, um Globo de Ouro e outra penca de troféus pelo incomparável Sheldon Cooper da recém-finada e já saudosa série The Big Bang Theory. Jim Parsons se consagrou na telinha e dá sinais de que o cinema vai ganhar espaço na nova etapa de sua carreira. Ele é o produtor e um dos protagonistas de Uma Criança como Jake.
Inspirado na peça de Daniel Pearle, adaptada pelo próprio dramaturgo, esse drama familiar une Parsons a Claire Danes (da série Homeland), como os pais do pequeno Jake (Leo James Davis). Aos 4 anos, o menino é fascinado por contos de fada e adora se fantasiar de princesa. A questão de identidade de gênero está no centro da narrativa, sob o ponto de vista do casal e da diretora da escola (Octavia Spencer, de Ma), que está atenta à personalidade do aluno e de sua relação com os colegas.
Essa questão ainda tabu é tratada com tato e delicadeza pelo diretor Silas Howard, que já abordara a temática de gênero e diversidade à frente de episódios das séries Transparent e Pose. É quase imediata a empatia do público com esse casal que precisa vencer uma resistência quase natural em admitir que seu filhote é especial. O personagem de Parsons, inclusive, é psicólogo, e sua calma destoa da ansiedade da esposa.
Uma Criança como Jake não levanta bandeiras e não procura respostas ou soluções. Se não vai muito além de compartilhar um duro processo de tomada de consciência e aceitação por parte dos pais, tem como mérito abrir o debate com ternura e lucidez. Já é um passo importante.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Uma Criança como Jake/A Kid Like Jake
Direção: Silas Howard
Duração: 89 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2018
Elenco: Claire Danes, Jim Parsons, Octavia Spencer, Priyanka Chopra, Ann Dowd, Amy Landecker, Leo James Davis, Julia Chan, Lee Aaron Rosen
Distribuição: