Dexter e Emma se conhecem na festa de formatura da faculdade, em Edimburgo. O dia é 15 de julho. O ano, 1988. Nesse encontro romântico, eles mais conversam do que se enroscam. Apesar da química, concluem que têm poucas ideias em comum e é melhor serem amigos. Dexter é membro da elite, quer viajar pelo mundo e não tem ambições profissionais. Emma é de classe média, socialmente engajada e pretende ser escritora. Em 14 episódios de cerca de 30 minutos, Um Dia radiografa a relação por quase duas décadas, mas com um detalhe instigante.
O avanço é anual e sempre no mesmo dia 15 de julho, o que deixa para a imaginação do espectador preencher os eventos que os levam até cada encontro. Dexter e Emma nasceram nas páginas do best-seller homônimo do britânico David Nicholls, lançado em 2009 e adaptado para o cinema dois anos depois, com Anne Hathaway e Jim Sturgess como protagonistas. Criada por Nicole Taylor, roteirista do premiado As Loucuras de Rose (2018), a versão em minissérie reúne os novatos e carismáticos Ambika Mod e Leo Woodall.
A divisão em capítulos dá fôlego à trama, que esmiúça o ambiente externo e interno que faz Emma e Dexter estarem às vezes unidos, outras vezes distanciados, mas jamais desconectados. Emma começa a carreira em um grupo de teatro itinerante, enquanto Dexter faz viagens luxuosas, cercado de mimos da mãe e de belas mulheres. Os dias de fama dele como apresentador na TV e dela como garçonete de lanchonete mexicana rendem encontros tensos. A maturidade promove mudanças, traz novos ares e amores, realizações e decepções. O mundo se transforma junto com eles.
Os cartões postais dos anos 1980 são substituídos pelos celulares “tijolão” da década de 1990. A entrada no século 21 consolida a era digital e decreta o poderio das redes sociais. Figurino e trilha sonora dão estilo e ritmo a cada período, enquanto o espectador espera ávido pelo dia em que Emma e Dexter vão finalmente assumir que foram feitos um para o outro. Ou será que não? Quem não conhece o livro e não assistiu ao filme vai sofrer um baque com uma reviravolta de tirar o chão. É justamente esse choque que leva Um Dia para outro lugar, mais profundo, não mais dos encontros e desencontros, e sim dos recomeços.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Um Dia/ One Day
Direção: Vários
Duração: 30 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Reino Unido, 2024
Elenco: Ambika Mod, Leo Woodall, Amber Grappy, Jonny Weldon, Essie Davis, Eleanor Tomlinson
Distribuição: Netflix
Comentar
Comentários (0)