quinta, 26 de maio de 2022
Streaming Comédia Dramática

Together


Together
Assista Agora!
NET NOW iTunes Google Play Youtube Vivo Play

O dia é 24 de março de 2020, o primeiro do lockdown britânico para controle da Covid-19. Naquela data, o Reino Unido contabilizava 422 mortes provocadas pelo coronavírus. Essas informações abrem Together (Juntos). A estreia em streaming é um tour de force de escrita, direção e atuação que retrata o impacto de um ano de isolamento na vida de um casal e do filho. Em cena temos o escocês James McAvoy, indicado ao Bafta por Desejo e Reparação e alçado ao estrelato como o jovem Professor Xavier na saga X-Men – e quem não ficou abismado com o psicopata das 24 personalidades de Fragmentado? A seu lado está a inglesa Sharon Horgan, conhecida por comédias como A Noite do Jogo, e cujo tino humorístico contribui para tornar esse confronto tão instigante. Sim, porque os dois não se suportam. Ou assim parece.

Together

Quem comanda a dupla é Stephen Daldry em parceria com Justin Martin, seu diretor assistente em episódios da série The Crow. Indicado ao Oscar por Billy Elliot, As Horas e O Leitor, o cineasta promove a quebra da quarta parede para que o casal compartilhe os acertos e desacertos com o público. O olhar para a câmera ameniza o estilo teatral da verborrágica e agressiva DR, escrita com perspicácia por Dennis Kelly, criador da série Utopia. O sucinto bate-boca de 90 minutos abrange questões íntimas, filosóficas, políticas e sociais que cutucam sem dó o governo britânico durante a pandemia. Mas é um monólogo da mulher (só o filho tem nome, Artie), sobre o destino da mãe idosa em uma casa de repouso, que deixa o espectador acachapado.

Together

Daldry se debruçara sobre uma situação limite no lindo Tão Forte e Tão Perto, com o 11 de Setembro no pano de fundo. Mas ali o registro era melodramático. Together é incisivo. Dividida em 6 partes, a narrativa arma um painel em que pontua fatos marcantes como a internação na UTI do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, o escândalo dos asilos, a aprovação da vacina da Pfizer e o caso dos fura-filas da vacinação. Em cada etapa, é informado o número de mortos por Covid-19 no Reino Unido até aquele momento. Em um ano, 422 salta para 126.284. Entre uma divergência e outra, os protagonistas vivenciam a insegurança, a depressão, o medo, a revolta e o desemprego, mas também a solidariedade, o companheirismo, a sexualidade e o amor.

Together

Curioso como os alimentos ajudam a contar a história e a desenhar os personagens. O pai relata a desavença com uma atendente do mercado por causa de beringelas, depois eles contam como cogumelos marcaram o início da relação, e há ainda a plantação caseira de aspargos. O pequeno Artie (Samuel Logan) ouve os quebra-paus da escada, quietinho. O máximo que se vê de interação com o menino é na ajuda no ensino à distância. É ele, porém, em um comentário sobre beringelas, que fecha com brilhantismo o enredo circular. Nenhum deles sai igual do confinamento. Nem eles, nem nós.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Together
Direção: Stephen Daldry
Duração: 92 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido, 2021
Elenco: James McAvoy, Sharon Horgan, Samuel Logan
Distribuição: Bleecker Street

Assista Agora!
NET NOW iTunes Google Play Youtube Vivo Play

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!