Para a nova geração, Liam Neeson é o tiozão que solta o braço na bandidagem na franquia Busca Implacável e protagoniza frenéticas cenas de ação em filmes como O Passageiro e Missão Resgate. O cultuado diretor Neil Jordan, do premiado Traídos pelo Desejo e do badalado Entrevista com o Vampiro, conhece o Neeson de outros tempos.
Quando rodaram Michael Collins, o Preço da Liberdade, seu conterrâneo irlandês era o astro indicado ao Oscar por A Lista de Schindler, de Steven Spielberg. A biografia do revolucionário irlandês Michael Collins levou o Leão de Ouro e a copa Volpi de melhor ator no Festival de Veneza de 1996. É o Neeson dramático, com uma dose de ironia, que o cineasta resgata em Sombras de um Crime, em cartaz nos cinemas. Fãs, não desanimem. Há, sim, cenas de pancadaria.
O corpanzil de 1,93m de altura e o olhar penetrante servem bem à nova encarnação do detetive particular Philip Marlowe, criado por Raymond Chandler (1888-1959) e eternizado nas telas por Humphrey Bogart em À Beira do Abismo (1946). Desta vez, a fonte é o romance A Loura de Olhos Negros, que John Banville assina com o pseudônimo Benjamin Black. O aclamado e veterano autor irlandês foi escolhido pelos herdeiros de Chandler para escrever a nova aventura do ícone da literatura noir.
“Eu quero encontrar meu amante, ele sumiu sem dizer adeus”, diz a legítima femme fatale interpretada por Diane Kruger, que contracenou com Neeson em Desconhecido (2011). Clare, a personagem, é filha de uma estrela cadente, Dorothy, ex-diva de Hollywood vivida por Jessica Lange, parceira do ator em Rob Roy, a Saga de uma Paixão (1995). Sim, estamos na Los Angeles do fim dos anos 1930, com o crepúsculo do cinema mudo e a Cidade dos Anjos habitada por raros espécimes celestiais.
A primeira pista é que o gigolô, Nico (François Arnaud), teria sido atropelado na saída de um clube exclusivo. Não demora e Marlowe descobre uma rede de escroques interessada no paradeiro do bonitão. O roteiro é de William Monahan, vencedor do Oscar na categoria por Os Infiltrados (2006), de Martin Scorsese. Sombras de um Crime honra o gênero com requintada reconstituição de época e trama bem amarrada, com final imprevisível. Mas é o elenco nobre, que conta ainda com Danny Huston e Alan Cumming, que (quase) salva a produção da lista dos thrillers policiais genéricos.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Sombras de um Crime / Marlowe
Direção: Neil Jordan
Duração: 109 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Irlanda, Espanha, França, 2022
Elenco: Liam Neeson, Diane Kruger, Jessica Lange, François Arnaud, Danny Huston, Alan Cumming, Adewale Akinnuoye-Agbaje
Distribuição: Diamond Films