Depois que o Rocky Balboa envelhecido e melancólico de Creed: Nascido para Lutar rendeu o Globo de Ouro e a indicação ao Oscar de ator coadjuvante a Sylvester Stallone, o astro de 73 anos resgata outro personagem emblemático. Talvez tivesse a ilusão de que a face compenetrada na amargura de Rambo o colocasse no circuito de prêmios novamente. Pode desistir.
O boina verde deu os ares da graça em Rambo – Programado para Matar (1982), em plena conservadora e belicista era Ronald Reagan. Soldado veterano com estresse pós-traumático, John Rambo tem problemas de readaptação, é marginalizado pela sociedade, cai nas mãos de policiais sádicos e vira um “exército de um homem só” para sobreviver. Foi um estrondoso sucesso, que deu brecha para três continuações. Rambo: Até o Fim completa o quinteto de forma constrangedora.
Rambo continua assombrado pelos fantasmas do Vietnã. Na paranoia, construiu uma rede de túneis subterrâneos e ergueu uma fortaleza em sua fazenda no Arizona. Ali ele treina cavalos e aplaca a solidão com papos rotineiros com a empregada Maria (Adriana Barraza) e a neta dela, Gabrielle (Yvette Monreal). A jovem é órfã de mãe e foi abandonada pelo pai. Pois é justamente para ir atrás dele que ela ignora os apelos de Rambo e da avó e parte escondida para o México. O caldo entorna de tal forma que a moça vira escrava sexual de um cartel.
Rambo entra em ação para o resgate, mas a máquina de matar sente o peso da idade. Apanha pra valer. A espanhola Paz Vega (Lúcia e o Sexo) faz uma participação especial como sua salvadora. Mas o que os fãs aguardam ansiosos é o confronto final, uma sequência de carnificina dentro dos tais túneis repletos de armadilhas armadas pelo herói. É violência gráfica mesmo. Rambo aniquila os vilões mexicanos e a galera vibra. Até o Fim é uma bobagem nostálgica que sela uma franquia inaugurada com os Estados Unidos sob a presidência de um conservador e termina com o país sob o comando de outro ainda mais radical, Donald Trump. Na trajetória de mais de 40 anos de John Rambo nos cinemas, o mundo girou, girou e parou no mesmo lugar.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Rambo: Até o Fim/Rambo: Last Blood
Direção: Adrian Grunberg
Duração: 89 minutos
PaÃs de Produção/Ano: EUA, 2019
Elenco: Sylvester Stallone, Paz Vega, Yvette Monreal, Óscar Jaenada, Adriana Barraza, Sergio Peris-Mencheta
Distribuição: Imagem