sábado, 12 de junho de 2021
Streaming Documentário

Partida


Partida
Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Filme Filme Looke A La Carte

Astro Global, mas conhecido no cinema por filmes como Simonal e Elis, Caco Ciocler passa para trás das câmeras em uma mescla de ficção e documentário realizada no calor da eleição presidencial de 2018. Partida estreia direto em streaming, após passar por festivais como a Mostra SP, Festival do Rio, Málaga e Aruanda – deste último saiu com quatro prêmios, entre os quais o Especial do Júri de melhor filme e melhor atriz para Georgette Fadel (O Banquete).

Revoltada com a eleição de Jair Bolsonaro, Georgette decide se candidatar à presidência em 2022 por um partido formado só por mulheres, o que ela chama de Partida. Seis dias antes da posse, marcada para 1º de janeiro de 2019, ela parte junto com o cineasta rumo ao Uruguai, na esperança de encontrar com sua maior inspiração política viva: o ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica, que costuma receber de bom grado aqueles que o procuram em seu sítio. Junto à equipe de filmagem está Léo Steinbruch, ator e empresário com posições políticas opostas às de Georgette.  

Partida

Partida se passa basicamente a bordo de um ônibus antigo, alugado pela produção, onde o retrato de um país rachado ao meio se desenha de forma orgânica pela convivência entre os dois antagonistas. Ciocler abre as atividades com algumas regras: todos são coautores do projeto e precisam ser eles mesmos, nada de criar personagens. A ideia é registrar as conversas do dia a dia e ver se nasce um filme desse processo. A dramaturgia encontra seu lugar entre improvisos e o diretor não esconde que algumas sequências são combinadas, como uma discussão mais acirrada entre Léo e a futura candidata.

A graça é justamente esse naturalismo ficcional. A precisa montagem de Tiago Marinho dá forma a um road movie que alinhava cenas cotidianas da trupe pela estrada com um debate inteligente sobre direita e esquerda, e a realidade nacional. Partida é uma obra política, claro, mas afetuosa, emotiva e sem discursos prontos. Há dois momentos impagáveis. O diretor de som Vasco Pimentel (que trabalhou com Wim Wenders em Céu de Lisboa) explica por que o brasileiro é um acidente de percurso em uma visão divertida e muito lúcida da nossa colonização. E o melhor: o emocionante encontro com Mujica.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Partida
Direção: Caco Ciocler
Duração: 93 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2020
Elenco: Caco Ciocler, Georgette Fadel, Sarah Lessa, Léo Steinbruch, Vasco Pimentel, Beto Amaral, Manoela Rabinovich, Julia Zakia
Distribuição: Pandora Filmes

Assista Agora!
NET NOW Vivo Play Filme Filme Looke A La Carte

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!