terça, 30 de novembro de 2021
Série Drama Romance

O Tempo Que Te Dou


O Tempo Que Te Dou
Assista Agora!
Netflix

Encontros e desencontros. Paixão e desencanto. Início e fim. Recomeços. O amor romântico é matéria-prima perene do cinema. Difícil inovar nessa seara, mas a série espanhola O Tempo Que Te Dou arma uma estrutura narrativa diferente para analisar uma relação. A estreia da Netflix tem dez episódios de 11 minutos. O primeiro tem 1 minuto no presente e 10 minutos no passado. Nos 60 segundos assistimos ao rompimento de Lina e Nico, e no tempo restante voltamos nove anos, ao momento em que eles se conheceram no resort no qual trabalhavam. No segundo episódio, os primeiros 2 minutos são no presente e 9 no passado, e assim por diante até o episódio final, com 10 minutos no presente e 1 no passado. Com duração total de 110 minutos, tempo de um longa-metragem, é ótima pedida para maratonar.

O Tempo Que Te Dou

Lina é interpretada por Nadia de Santiago (As Telefonistas), uma das criadoras da série. Embora divida a tela com Nico, o personagem de Álvaro Cervantes (Legado nos Ossos), a perspectiva é dela. Quando se apaixonam, Nico está estabelecido profissionalmente como biólogo e instrutor de mergulho. Já Lina abandonou a faculdade de Economia e trabalha como garçonete no resort para pagar o curso de enfermagem. Seu estudo motiva a mudança do casal da praia para a cidade, e a partir da evolução da protagonista o enredo identifica as fissuras na relação. Mas ilumina também a intimidade, a criação de mensagens subliminares que só eles entendem, e a escolha de um lugar predileto. Idiossincrasias que tornam cada casal único.

O paralelismo temporal invertido é envolvente e foge do estilo comum de flashbacks. A curta duração dos episódios é outro atrativo, assim como a química da dupla central e o carismático elenco de apoio. Na medida em que o presente prevalece nos episódios, vemos a dificuldade de Lina em retomar a vida após a separação. Um ponto a se questionar, porém, é o limitado alcance dramático. O roteiro apenas pincela a construção e desconstrução desse amor. Não chega a realizar a anatomia que se anuncia no início. Mesmo as DRs ficam na superfície. 

O Tempo Que Te Dou

A leveza excessiva pode ser um senão de O Tempo Que Te Dou, embora deva atrair um público mais amplo, atrás de entretenimento descompromissado. Cenários inspiradores, figurino em sintonia com as tendência da moda e mudanças físicas nos protagonista avalizam a caprichada produção da Netflix. Quem quiser tirar algo mais dessa história pode terceirizar algumas tomadas de consciência de Lina sobre o que ela poderia ter feito de diferente. Já vale o aprendizado.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Tempo Que Te Dou/El Tiempo Que Te Doy
Direção: Inés Pintor, Pablo Santidrián, Pablo Fernández
Duração: 11 minutos

País de Produção/Ano: Espanha, 2021
Elenco: Nadia de Santiago, Álvares Cervantes, Cala Zavaleta, Nico Romero, Carla Linares
Distribuição: Netflix

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!