quinta, 13 de junho de 2024
Streaming Terror

O Exorcista do Papa


O Exorcista do Papa
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo iTunes Youtube Google Play Vivo Play Claro TV

O tinhoso está à solta e vingativo em O Exorcista do Papa, um amontoado de clichês do terror que, acredite se quiser, cai muito bem nas mãos abençoadas do padre piadista e beberrão interpretador por Russell Crowe. E o personagem é real. O padre italiano Gabriele Amorth (1925-2016) foi nomeado exorcista oficial do Vaticano em 1985, registrou suas experiências em mais de vinte livros e os relatos das mais de três décadas de combate ao mal encarnado inspirou essa trama que começa de forma estapafúrdia.

O Exorcista do Papa

É dureza aceitar que Julia (Alex Essoe) não tenha outra escolha a não ser se mudar com os filhos, Amy (Laurel Marsden) e Henry (Peter DeSouza-Feighoney), para um decrépito mosteiro na Espanha, que pertenceu à família do recém-falecido marido. Mesmo porque vai pagar pela reforma. Mas lá estão eles no cenário ideal, e logo o garoto aparece possuído pelo coisa-ruim. O Papa, interpretado com fervor pela lenda do cinema italiano Franco Nero, pede que Amorth vá investigar. Pois ali ele chega a bordo de sua Vespa e com seu cantil de whisky – usar a típica lambreta italiana foi sugestão do ator, que também capricha no sotaque.

O Exorcista do Papa

Amorth é recebido pelo jovem pároco local, Esquibel (Daniel Zovatto), seu admirador, porém sem nenhuma experiência em exorcismos. Mestre e pupilo precisam descobrir o nome do demônio que parece mesmo ter possuído Henry, para então invocá-lo e expulsá-lo. Digamos que o papo não vai ser nada agradável, pois o capeta da vez conhece o ponto fraco de seus opositores. E dá-lhe sorrisos sinistros, olhos revirando, automutilação, pescoços tortos e voz gutural.

O Exorcista do Papa

Comandada por Julius Avery, que manejou o terror com originalidade em Operação Overlord (2018), a trama segue previsível até o momento em que descobrem que o lugar foi palco de horrores durante a Inquisição espanhola. E mais: que o Diabo tem planos maiores que a alma de um menino. Amorth era um provocador e o bom humor é sadio ao personagem e ao público, que consegue dar alguns respiros. A família passa por maus bocados, mas sem grandes novidades.

O Exorcista do Papa

É no confronto final que a coisa pega. Embora o corpanzil atual de Crowe não seja o ideal para um corpo a copo com esse demo virulento, ele resgata o espírito do general Maximus, o gladiador que lhe deu o Oscar de melhor ator há 22 anos. O astro está à vontade em sua primeira incursão no gênero terror e o desfecho deixa brecha para, talvez, uma franquia. Quem se aventurar, sem esperar demais, vai se entreter.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Exorcista do Papa / The Pope s Exorcist
Direção: Julius Avery
Duração: 103 minutos

País de Produção/Ano: EUA, Reino Unido, Espanha, 2023
Elenco: Russell Crowe, Daniel Zovatto, Franco Nero, Alex Essoe, Laurel Marsden, Peter DeSouza-Feighoney, Cornell John, Ryan O Grady, Edward Harper-Jones
Distribuição: Sony Pictures

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo iTunes Youtube Google Play Vivo Play Claro TV

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!