terça, 30 de novembro de 2021
Streaming Thriller Histórico

O Espião Inglês


O Espião Inglês
Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo iTunes Google Play Youtube

Quando não está sob o manto do mitológico Doutor Estranho nos filmes da Marvel, Benedict Cumberbatch tem se especializado em dar vida a personalidades do mundo real. Segundo a Variety, já está em desenvolvimento a minissérie da HBO Londongrad, história do agente russo Alexander Litvinenko – aquele que morreu envenenado. Cumberbatch interpretou o polêmico fundador do WikiLeaks, Julian Assange, em O Quinto Poder, e concorreu ao Oscar pelo papel do matemático Alan Turing em O Jogo da Imitação. Depois foi a vez do inventor Thomas Edison em A Batalha das Correntes, o estrategista político Dominic Cummings em Brexit, e agora o comerciante Greville Wynne de O Espião Inglês, disponível na Prime Video. É o tipo mais prosaico da lista, embora tenha vivido circunstâncias extraordinárias e dignas de cinema.

O Espião Inglês

A produção de época é dirigida com elegância por Dominic Cooke (Na Praia de Chesil), renomado dramaturgo inglês que tem marcado presença na telona. Na Londres do início da década de 1960, Greville Wynne mantinha a família de classe média como vendedor de equipamentos industriais para países atrás da Cortina de Ferro, e estava a acostumado a viajar pelo Leste Europeu. Era o cidadão comum e acima de qualquer suspeita que o MI6 e a CIA buscavam para ser o mensageiro do título original, The Courier. A Guerra Fria entrava em um dos seus momentos mais críticos, com a eclosão da Crise dos Mísseis de Cuba e o perigo real da guerra nuclear. Sua missão era intermediar os segredos militares fornecidos por Oleg Penkovsky (Merab Ninidze), coronel da agência de inteligência militar soviética (GRU). É fato que as informações foram decisivas para o desfecho pacífico do conflito.

O Espião Inglês

O Espião Inglês ergue seu arco dramático nas transformações que a situação provoca no até então pacato Wynne. Sem poder revelar à esposa (Jessie Buckley, Estou Pensando em Acabar com Tudo) a verdadeira razão das idas constantes a Moscou, ele vê o casamento ameaçado pela desconfiança – sua moral no quesito fidelidade era baixa. Embora nunca tenha tido acesso ao conteúdo dos documentos, ser instrumento em uma ação daquele vulto eleva o ânimo de Wynne, que se deixa inebriar pelo excitante mundo da espionagem. A trama explora a profunda amizade com Penkovsky, a ponto de o inglês arriscar a própria pele para tentar salvar o russo quando o cerco se fecha.

O Espião Inglês

Se o primeiro ato de O Espião Inglês beira a aventura, na segunda parte o choque de realidade é perturbador. Cumberbatch fez um intervalo de três meses nas filmagens para poder emagrecer os 10 quilos que seu personagem perde na prisão soviética, onde sofre todo tipo de tortura. O imbróglio diplomático e jurídico que se estabelece imprime densidade à produção. Embora fictícia, a agente da CIA interpretada por Rachel Brosnahan (Sou Sua Mulher) ganha visibilidade nessa fase. Wynne escreveu dois livros sobre a experiência, The Man from Moscow (1967) e The Man from Odessa (1981), e há imagens reais no YouTube da entrevista que concedeu após a soltura. Em tempo: o filme seguinte de Cumberbactch foi o ótimo O Mauritano, novamente uma história real.




Trailer

Ficha Técnica

Título: O Espião Inglês/The Courier
Direção: Dominick Cooke
Duração: 112 minutos

País de Produção/Ano: Reino Unido/EUA, 2020
Elenco: Benedict Cumberbatch, Merab Ninidze, Rachel Brosnahan, Angus Wright, Jessie Buckley
Distribuição: Amazon Prime

Assista Agora!
Amazon Prime Vídeo iTunes Google Play Youtube

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!