quinta, 13 de junho de 2024
Streaming Drama Thriller

Noites Alienígenas


Noites Alienígenas
Assista Agora!
Netflix

Noites Alienígenas saiu consagrado do Festival de Gramado 2022. Levou os Kikitos de melhor filme, ator (Gabriel Knoxx), atriz coadjuvante (Joana Gatis) e ator coadjuvante (Chico Diaz), além de Menção Honrosa ao ator Adanilo Reis e o prêmio do Júri da Crítica. São estreias múltiplas. É o primeiro filme do Acre a entrar no circuito nacional. É o primeiro longa do diretor Sérgio de Carvalho, que adapta seu próprio romance homônimo. É a estreia na telona do jovem Gabriel Knoxx e da atriz Gleici Damasceno, vencedora do BBB 18.

Noites Alienígenas

 A Amazônia urbana se descortina na trama que explora uma realidade brutal e pouco divulgada. “Desde a invasão das facções criminosas do sudeste do Brasil à Amazônia, aumentou em 183% o assassinato de crianças e jovens no estado do Acre.” A frase de impacto aparece no fim do filme e corrobora dados da última década colhidos em pesquisa realizada pela ONG Visão Mundial. É a narrativa que se viu até o desfecho, porém, que contextualiza a situação ao seguir os passos do protagonista, Rivelino (Gabriel Knoxx), braço direito de Alê (Chico Diaz), um traficante à moda antiga que segue, se isso é possível, um código de conduta.

Noites Alienígenas

Paulistano radicado no Acre há 20 anos, Carvalho contou em papo com OQVER (veja vídeo a seguir) que muita gente estranhou um filme na Amazônia em que pouco se vê a floresta. “Ele fala o tempo todo sobre a floresta, principalmente desse afastamento da floresta e de sua cultura e tradições”, afirma. “As periferias do Acre são formadas por pessoas que foram expulsas da floresta”.

Noites Alienígenas

Adanilo Reis dá pele a Paulo, amigo de infância de Rivelino e um entre tantos indígenas que vivem em Rio Branco e sucumbiram ao vício em drogas. Entre os dois há Sandra (Gleici Damasceno), que teve um filho com Paulo e agora namora Rivelino. Noites Alienígenas observa a juventude em risco, e os adultos, principalmente as mães, na luta para evitar a “abdução” dos rebentos pelo crime organizado. A mística indígena e a psicodelia lisérgica se confrontam e se fundem nesse olhar sem concessões sobre ancestralidade e identidade.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Noites Alienígenas
Direção: Sérgio de Carvalho
Duração: 91 minutos

País de Produção/Ano: Brasil, 2022
Elenco: Gabriel Knoxx, Adanilo, Gleici Damasceno, Chico Diaz, Joana Gatis, Chica Arara, Bimi Huni Kuin, Duace
Distribuição: Vitrine Filmes

Assista Agora!
Netflix

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!