Noites Alienígenas saiu consagrado do Festival de Gramado 2022. Levou os Kikitos de melhor filme, ator (Gabriel Knoxx), atriz coadjuvante (Joana Gatis) e ator coadjuvante (Chico Diaz), além de Menção Honrosa ao ator Adanilo Reis e o prêmio do Júri da Crítica. São estreias múltiplas. É o primeiro filme do Acre a entrar no circuito nacional. É o primeiro longa do diretor Sérgio de Carvalho, que adapta seu próprio romance homônimo. É a estreia na telona do jovem Gabriel Knoxx e da atriz Gleici Damasceno, vencedora do BBB 18.
A Amazônia urbana se descortina na trama que explora uma realidade brutal e pouco divulgada. “Desde a invasão das facções criminosas do sudeste do Brasil à Amazônia, aumentou em 183% o assassinato de crianças e jovens no estado do Acre.” A frase de impacto aparece no fim do filme e corrobora dados da última década colhidos em pesquisa realizada pela ONG Visão Mundial. É a narrativa que se viu até o desfecho, porém, que contextualiza a situação ao seguir os passos do protagonista, Rivelino (Gabriel Knoxx), braço direito de Alê (Chico Diaz), um traficante à moda antiga que segue, se isso é possível, um código de conduta.
Paulistano radicado no Acre há 20 anos, Carvalho contou em papo com OQVER (veja vídeo a seguir) que muita gente estranhou um filme na Amazônia em que pouco se vê a floresta. “Ele fala o tempo todo sobre a floresta, principalmente desse afastamento da floresta e de sua cultura e tradições”, afirma. “As periferias do Acre são formadas por pessoas que foram expulsas da floresta”.
Adanilo Reis dá pele a Paulo, amigo de infância de Rivelino e um entre tantos indígenas que vivem em Rio Branco e sucumbiram ao vício em drogas. Entre os dois há Sandra (Gleici Damasceno), que teve um filho com Paulo e agora namora Rivelino. Noites Alienígenas observa a juventude em risco, e os adultos, principalmente as mães, na luta para evitar a “abdução” dos rebentos pelo crime organizado. A mística indígena e a psicodelia lisérgica se confrontam e se fundem nesse olhar sem concessões sobre ancestralidade e identidade.
Trailer
Ficha Técnica
TÃtulo: Noites AlienÃgenas
Direção: Sérgio de Carvalho
Duração: 91 minutos
PaÃs de Produção/Ano: Brasil, 2022
Elenco: Gabriel Knoxx, Adanilo, Gleici Damasceno, Chico Diaz, Joana Gatis, Chica Arara, Bimi Huni Kuin, Duace
Distribuição: Vitrine Filmes