quarta, 05 de outubro de 2022
Cinema Terror Ficção Científica Suspense

Não! Não Olhe!


Não! Não Olhe!
Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Começou com Corra!, que em 2018 tornou o então cineasta estreante Jordan Peele no primeiro afro-americano a vencer o Oscar na categoria Melhor Roteiro Original. No ano seguinte veio Nós, que premiou a atriz Lupita Nyong’o mundo afora. Bastaram dois filmes para Peele virar grife de terror, um fenômeno que M. Night Shyamalan experimentou há duas décadas com os suspenses O Sexto Sentido e Corpo Fechado. Com Não! Não Olhe!, ele se distancia do cinema independente com uma produção orçada em US$ 68 milhões e realiza um terror, digamos, mais eclético.

Não! Não Olhe!

Se em Corra! e Nós o racismo era alicerce da narrativa, o diretor desbrava novo território em uma mescla de terror, faroeste e ficção científica. Já são inúmeras as teorias sobre o chimpanzé assassino que abre a trama e o Ovni que surge no céu do árido Vale de Santa Clarita, nos arredores de Los Angeles. Ali mora OJ, o protagonista interpretado por Daniel Kaluuya, catapultado para o sucesso em Corra! e agora dono de uma estatueta do Oscar de coadjuvante por Judas e o Messias Negro

Não! Não Olhe!

Abalado pela misteriosa morte do pai, um criador e domador de cavalos lendário na indústria cinematográfica, OJ conta com a irmã, Emerald (Keke Palmer, As Golpistas), para cuidar do rancho. Em crise financeira, eles planejam registrar as estranhas aparições da suposta nave alienígena para vender para a mídia. A empreitada reúne ainda o técnico em eletrônica Angel (Brande Perea) e o aclamado cineasta Antlers (Michael Wincott).

Não! Não Olhe!

Outro que tenta lucrar com o bizarro objeto voador é Ricky “Jupe” Park (Steve Yeun, Minari – Em Busca da Felicidade), o dono de um parque temático inspirado no Velho Oeste. O personagem é um ex-astro mirim cuja carreira foi para o brejo após um trágico evento que envolve o macaco ensanguentado do início. Todos estão atrás de fama ou dinheiro (ou ambos), e servem de veículo para Peele tecer seus comentários sobre a cultura e a indústria do espetáculo, das quais ele e todos nós fazemos parte.

Não! Não Olhe!

Não! Não Olhe! é tanto provocação quanto autocrítica do roteirista, diretor e produtor, que lança o seu olhar sobre a espetacularização da vida, da violência, da tragédia alheia, e de tudo o mais que possa ser convertido em verdinhas ou massagens no ego. Mas ele o faz em uma trama de tensão enervante e ação progressiva, banhada pelo habitual humor negro e com personagens e elenco afinados. O clímax é revelador não só da natureza da ameaça quem vem do espaço, mas principalmente do segredo para a sobrevivência dos terráqueos. A tentação é grande, mas resista, não olhe.




Trailer

Ficha Técnica

Título: Não! Não Olhe!/Nope
Direção: Jordan Peele
Duração: 130 minutos

País de Produção/Ano: EUA/Japão, 2022
Elenco: Daniel Kaluuya, Keke Palmer, Brandon Perea, Steven Yeun, Michael Wincott, Keith David
Distribuição: Universal Pictures

Garanta seu Ingresso!
Ingresso.com

Compartilhe!

Suzana Uchôa Itiberê

Suzana Uchôa Itiberê

Posts do Autor

Cinéfila incorrigível, jornalista de plantão, crítica de cinema (não muito) chatinha e editora caprichosa. Cria do jornal O Estado de S. Paulo, trabalhou nas revistas TVA, Set, Istoé Gente e foi cofundadora da revista Preview. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Comentar

* Informação requerida
1000
Iamgem do Captcha

Comentários (0)

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!